Dois Pontos – 05-11-16

Da redação e colaboradores

Na próxima terça-feira (8), será realizado em São Paulo um evento de transição municipal envolvendo os prefeitos eleitos do Estado de São Paulo. O evento é promovido pelo Instituto Paulista de Gestão Municipal (IPGM) em parceria com o escritório de advocacia Miranda Rodrigues e Palaveri Advogados e será realizado no Novotel São Paulo Center Norte. Na ocasião, serão discutidos os desafios para o novo mandato. Entre os principais temas que serão abordados estão questões sobre o Tribunal de Contas do Estado, Finanças Públicas, Ensino e Educação, Saúde, Licitações e Contratos, Terceiro Setor e Responsabilidade de prefeitos. Em virtude de compromissos já agendados, o prefeito eleito de Itu, Guilherme Gazzola, não poderá participar, mas estará representado pelo recém nomeado secretário de Administração, Moyses Alberto Leis Pinheiro.

CONFIANÇA: No início desta semana, o prefeito eleito Guilherme Gazzola (PTB) divulgou mais uma leva de nomes que irão compor seu secretariado. Entre eles, o atual secretário de Economia e Finanças, Valfrido Carotti. Gazzola fez questão de frisar que tem total confiança no profissional, que foi secretário no governo do ex-prefeito Herculano Passos e seguiu na administração de Antonio Tuíze.

NOVA SECRETARIA: Apesar de anunciar a extinção de três secretarias (Emprego, Habitação Popular e Serviços Funerários), Gazzola acabou criando mais uma ao desmembrar a Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais em duas. Os serviços urbanos serão chefiados por Alessandro Mazaro. Já o secretário de Serviços Rurais ainda não foi anunciado.

CRATERAS: Nas últimas semanas, a região central de Itu tem sido tomada por verdadeiras crateras no asfalto. Primeiro foi na Rua dos Andradas, depois “apareceram” na Floriano Peixoto e na Rua Sete de Setembro. Além de serem falhas de grande cumprimento, o que mais assusta é a profundidade dos buracos. Muitos ituanos têm questionado a origem dos mesmos e por que, aparentemente, não havia nada embaixo do asfalto. Até em frente à Câmara de Vereadores problema semelhante foi registrado!

THE VOICE: No último dia 27 de outubro, a região marcou presença no programa musical “The Voice Brasil”, da TV Globo. Cantando “Sozinho”, clássico de Peninha, a moradora de Indaiatuba Carol Vianna conquistou os quatro técnicos do programa. Como todos “viraram a cadeira” para a cantora, ela teve a chance de escolher o time que gostaria de integrar – e acabou optando pela equipe do sertanejo Michel Teló.

DÁ TEMPO?: O final do ano está próximo e, com ele, também se encerrará a gestão do prefeito Tuíze. Será que ainda dá tempo da atual Prefeitura iniciar as obras de paisagismo e iluminação da Avenida Doutor Ermelindo Maffei? Em abril deste ano, o Governo do Estado de São Paulo liberou, por meio do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), uma verba de R$ 3.042.113,69 para diversas obras na via. Deste total, R$ 459.052,88 já foram usados na troca do asfalto de um trecho da avenida, em julho.

ASSESSORES DEFINIDOS: O vereador mais votado nas eleições de outubro já está com seus assessores praticamente definidos. Além de Neiva Marani e Deborah Rodrigues, Reginaldo Carlota terá como chefe de gabinete Marilene Godoy, que na atual gestão fez o mesmo trabalho para Nair Langue.

NOVO LÍDER: Tudo indica que Luciano Ribeiro será o líder do prefeito Guilherme Gazzola na próxima Legislatura. Luciano do Secom, como é conhecido, tem o respaldo e a orientação de Edmilson Martins, que não só o ajudou na campanha como também já tem experiência de Câmara, pois foi assessor do ex-vereador Rick Schmidt.

CORREÇÃO: Diferente do que foi divulgado pelo “Periscópio” na edição do último final de semana, a diplomação dos eleitos (prefeito, vice e vereadores) será realizada no Auditório do Sincomércio, e não no Senac, embora ambos fiquem no mesmo lugar. A data também continua a mesma: 19 de dezembro.

MODERNIDADE: Nesta semana, quem esteve na redação do “Periscópio” foi o jornalista Heraldo de Oliveira, que militou durante anos na imprensa paulistana e, sendo nascido em Itu, está retornando para esta cidade para ser o futuro diretor de Comunicação Social do governo Guilherme Gazzola. Sendo recebido pela direção do jornal, ele buscou sinalizar não apenas para o JP, como para toda a mídia regional, um tratamento aberto e jornalístico para todos os veículos. Sinal de modernidade.

COMPETÊNCIA: Por outro lado, a atual secretaria das Comunicações do prefeito Tuíze, a jornalista Marisa Batalim, com a ampla bagagem profissional que possui, já foi requisitada para trabalhar como assessora do prefeito eleito de Votorantim, Fernando Oliveira. Ela deixa atrás de si uma equipe competente na Prefeitura de Itu, alguns dos quais que, por serem concursados, poderão continuar durante o próximo governo.

CORRENDO POR FORA: Houve quem já estivesse cogitando o vereador Benedito Roque para presidente da Câmara de 2017 a 2018, devido à grande experiência que ele adquiriu na Casa ao longo de décadas. Mas, parece que alguém lembrou que, se este tempo político seria de “mudanças”, sofreria contestações, por se tratar de evidente volta ao passado. Mesmo assim, a política continua a causar surpresas incríveis. Convém aguardar…

ADUTORA: Por enquanto, a administração que se despede ainda não divulgou sequer o esboço do projeto para a construção da futura adutora que vai beneficiar o Cidade Nova. Será que com a derrota de Neto Beluci, o prefeito Tuíze vai deixar inclusive o projeto para ser realizado pelo futuro governo? Há boatos segundo os quais o prefeito Gazzola gostaria de estudar melhor o assunto.

FUXISCÓPIO
Uma notícia passou despercebida durante as eleições municipais deste ano. O “Congresso em Foco” fez um levantamento, baseado nos registros de candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos partidos com mais candidatos barrados na Lei “Ficha Limpa”. E o resultado mostrou que o partido com mais políticos envolvidos com a justiça foi o PMDB, seguido pelo PSDB e pelo PSD (2° e 3° respectivamente). Curiosamente, o PT aparece apenas na 8ª posição. A pergunta que fica é: Será que nós, que batemos panela, fomos enganados pela TV Globo & Cia.?