Curiosidades que a Copinha já proporcionou
Grande craques revelados ao futebol do Brasil e do Mundo, placares de grandes goleadas e outros destaques
Com 47 edições já realizadas, a Copa São Paulo, nem é preciso ressaltar, é uma das competições mais tradicionais do futebol brasileiro e já abrigou em várias edições, clubes estrangeiros. Em 2017 mesmo, o Pérolas Negras, do Haiti volta a competir.
Com tanta tradição é claro que a competição já revelou inúmeros atletas e jogadores que brilharam não apenas no Brasil, mas no mundo e já disputaram Copas do Mundo. Em termos de números, então, há grandes curiosidades.
O Corinthians é o maior vencedor e vai continuar assim por bom tempo, já que tem nove títulos, seguido pelo Fluminense, com cinco; Internacional, quatro; Santos, São Paulo, Atlético Mineiro e Flamengo somam três títulos cada um e há ainda vários clubes com dois títulos e com uma conquista.
Nenhum clube internacional chegou a disputar título. Em 2014 o Kashiwa Reysol do Japão obteve o melhor desempenho dentre os estrangeiros, chegando a segunda fase. Times tradicionais como Velez Sársfield e Boca Juniors, ambos da Argentina, Peñarol, do Uruguai, Bayern Munique, da Alemanha já disputaram a competição.
O maior registro de goleadas fica por conta de Cruzeiro 14×0 Vasco de Itapecirica/SP e Santana/AP 0x14 Santo André. Depois disso, São Raimundo/AM 0x12 Juventus, Comerciário/MA 0x12 Internacional/RS e Imagine/TO 0x12 Vitória/BA são outros placvares elásticos.
Em 2017 o Pacaembu será palco da decisão pela 33ª vez. Canindé, Morumbi e Parque São Jorge também já sediaram finais da competição e até mesmo o Estádio Nicolau Alayon (Rua Comendador Souza, campo do Nacional).
Em 1993, os goleiros Marcos (Palmeiras), Rogério Ceni (São Paulo) e Dida (Vitória) disputaram a Copinha. Os três estiveram juntos defendendo o brasil na Copa do Mundo de 2002.
O gol mais rápido da competição ocorreu em 2003. Jogando pelo América/MG, Fred marcou a 3,17 segundos de jogo, contra o Vila Nova, em Indaiatuba. Deco foi o primeiro jogador revelado pela Copinha a defender uma seleção estrangeira em Copa do Mundo. Foi em 2006, pro Portugal.
São inúmeros os jogadores revelados, mas para citar apenas alguns dos mais proeminentes: Falcão (Internacional/RS, em 1972), Casagrande (Corinthians, em 1980), Raí (Botafogo/SP, em 1983), Djalminha (Flamengo/RJ, em 1990), Dener (Portuguesa, em 1991), Kaká (São Paulo, em 2001).
E ainda Neymar (Santos, em 2009) e Oscar (São Paulo, também em 2009), Lucas (São Paulo, em 2010) e a última grande revelação, Gabriel Jesus (Palmeiras, em 2015). Quem será a grande revelação de 2017?
Moura Nápoli
Foto – Divulgação
Raí, no Botafogo de Ribeirão Preto, foi a grande revelação da Copinha de 1983