Dois Pontos – 11-02-17
Da redação e colaboradores
É fato que são raros os municípios brasileiros que não estão passando por dificuldades no momento. A crise nacional ocasionada pelo Governo Federal de certa forma atingiu a imensa maioria deles. No caso de Itu, foi ainda mais grave em razão da terrível estiagem ocorrida. No entanto, nota-se que a cidade vem reagindo e bem. São vários imóveis nos quais as placas de aluga-se ou vende-se estão sendo retiradas para dar lugar a reformas com intuito de acolher algum estabelecimento comercial. Neste momento não seria lógico mostrar qualquer falsa euforia, mas felizmente (graças a Deus?) nota-se que há visível esperança crescente no seio da população. Só que, contrastando com esse panorama, os painéis de outdoor espalhados pela cidade, com aspecto de abandono, rasgados e sujos, causam impressão de decadência. Urge alguma providência!
REQUERIMENTOS: O vereador Normino da Rádio (PHS) apresentou dois requerimentos na sessão desta semana, que serão discutidos na pauta de segunda-feira (13). Um deles solicita a implantação de uma agência da Caixa Econômica Federal no Pirapitingui. O outro requer da CETESB informações a respeito do monitoramento do córrego Pirajibu, pois há suspeita de estar recebendo descarte ilegal de resíduos industriais.
DÍVIDA: A Câmara recebeu em janeiro uma correspondência da CPFL Piratininga a respeito de uma dívida que a EPPO Águas deixou. Segundo a carta, a empresa que operava os serviços de água e esgoto durante a intervenção municipal apresenta débitos de quase R$ 3 milhões (R$ 2.907.533,45 para ser mais preciso) relativos às faturas de fornecimento de energia elétrica. Quem vai pagar a conta?
PODE E NÃO PODE: O jogo entre Ituano e Palmeiras, que acontece amanhã no Novelli Júnior, não vai contar, devido resolução judicial, com a presença de crianças com menos de 5 anos. Crianças de 5 a 12 anos, apenas acompanhadas dos responsáveis. Nas redes sociais, teve quem reclamou que a garotada não pode ir ao jogo, mas a venda de cerveja dentro do estádio está liberada…
REUNIÃO: Antes do início da sessão do Legislativo ituano na última segunda-feira, os vereadores tiveram uma reunião com o secretário de Serviços Rurais, Adauto Gonçales. Na oportunidade, o ex-vereador explicou a situação em que se encontram as estradas da zona rural da cidade. Além disso, Adauto relatou a falta de condição para trabalhar, uma vez que faltam equipamentos.
VAI SAIR?: Oficialmente ninguém confirma, mas há quem garanta que o secretário de Finanças da Prefeitura de Itu, Valfrido Carotti, está pensando em deixar o cargo. O motivo seria o fato de não ser mais “o todo-poderoso” dentro da Prefeitura, uma vez que sua secretaria está sendo “vigiada” pela pasta de Planejamento, que vem controlando de forma perfeita tudo o que ocorre na Prefeitura, algo que não acontecia antes. Para pessoas mais próximas, Carotti teria declarado que “está difícil trabalhar”.
OUTRA EXONERAÇÃO: Mais uma diretora foi exonerada nesta semana da Prefeitura. Desta vez, quem perdeu o emprego foi a diretora de Receitas Tributárias, Rose Rashid – que , por ser funcionária de carreira, voltou para a fução de agente fiscal de rendas. Nos bastidores da Prefeitura, o comentário é que a gota d’água foi o fechamento “desastrado” da “Feirinha do Brás”, ocorrido no dia do aniversário da cidade.
PROBLEMAS: O prefeito Guilherme Gazzola poderá enfrentar alguns problemas nas próximas semanas. A informação é que o responsável pela “Feirinha do Brás” entrou com um PA (processo administrativo) na Prefeitura, anexando a denúncia que fez no Ministério Público. Ele quer uma indenização pelos prejuízos sofridos com a atitude do Executivo.
DECISÃO: Presidente da Liga Ituana de Escolas de Samba e presidente da Escola de Samba Mocidade Independente de Itu, Marcelo Mello revelou, em entrevista ao JP, que fundou a Escola de Samba Mocidade Independente de Sorocaba para desfilar no carnaval sorocabano. A agremiação desfilará no dia 26 de fevereiro, a partir das 18h, no Parque Ilha das Águas.
EXPLICAÇÃO: Mello alega que a mudança foi motivada pela negativa da Prefeitura de Itu em promover os desfiles, sendo que, em Sorocaba, de acordo com o dirigente, as escolas poderão desfilar sem o recebimento de verba, sendo a estrutura custeada pela administração de José Crespo.
PARTICIPAÇÃO: Marcelo Mello declarou ainda que levará membros da Mocidade Independente de Itu para o desfile em Sorocaba, assim como membros da Fiel Itu e Unidos da Bica, também participantes da Liga Ituana das Escolas de Samba.
ACIDENTE: No último final de semana, a Rua João Ramalho, no bairro Vila Nova, foi cenário de dois acidentes envolvendo motociclistas. No sábado (4) pela manhã, um motoboy caiu após seu veículo derrapar em óleo existente na pista. Apesar da queda, a vítima sofreu apenas escoriações. Já no domingo (6), também pela manhã, um rapaz também caiu com sua moto pelo mesmo motivo, fraturando um de seus braços. Atenção ao trafegar pelo local!
GOLPE: A Prefeitura de Cabreúva emitiu um comunicado nesta semana a respeito de um homem que, sem nenhuma identificação, estaria passando em casas do município, alegando para os moradores que não seriam mais pagas as taxas de esgoto e que ele seria de uma empreiteira que assumiria o serviço. A administração municipal reforçou que nem ela e nem a Sabesp estão enviando qualquer tipo de comunicado em relação a isso, com grandes indícios de ser golpe.
BURACOS: Moradores da Rua Jasmim, no Parque Industrial, entraram em contato com o “Periscópio” para reclamar do estado do asfalto da via. Segundo os relatos, são muitos os buracos, gerando grande incômodo para os motoristas. Além disso, afirmam que o problema se agrava devido à existência da Escola de Cegos Santa Luzia na rua.
ABANDONO: Em agosto do ano passado, o “Periscópio” relatou, nesta mesma coluna, a existência de duas kombis abandonadas há meses na Rua Professor Antonio Dirceu Marmo, quase na esquina com a Rua José Eduardo Teixeira Guimarães. Nesta semana, um dos veículos foi removido do local, mas a outra Kombi permanece lá, inclusive com os pneus murchos.
FUXISCÓPIO
A Prefeitura de Itu fez questão de divulgar que está tomando todas as providências urgentes e possíveis para resolver o problema temporário de falta de água no Pirapitingui, naturalmente. Não está agindo assim por pressão de nenhum político. “Para bom entendedor, meia palavra bas…”, dizia Millor Fernandes.