Pagamento da 2ª fase de saque do FGTS inativo é antecipado para este sábado

Caixa estima que 7,7 milhões de trabalhadores brasileiros têm direito ao saque. Agências de Itu realizarão horário especial de atendimento

A Caixa Econômica Federal antecipou, de segunda (10) para este sábado (8), o início da segunda rodada de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em Itu, as unidades da Rua Sete de Setembro (Centro), Avenida Prudente de Moraes (Vila Nova) e Avenida Caetano Ruggieri (Parque Nossa Senhora Candelária) estarão abertas para atendimento dos contemplados.

A Caixa estima que 7,7 milhões de trabalhadores têm direito ao saque das contas inativas do FGTS nesta segunda fase. Neste momento, podem retirar os recursos os nascidos em março, abril e maio.

A primeira fase aconteceu ao longo do mês de março, quando puderam sacar recursos de contas inativas os nascidos em janeiro e fevereiro. O programa está previsto para se encerar em julho e, até lá, cerca de R$ 35 bilhões devem ser sacados das contas inativas.

A Caixa informou ainda que os clientes poderão agendar DOC (transferências eletrônicas) para contas de outros bancos. Esses agendamentos poderão ser feitos para a segunda-feira (10), e os recursos estarão disponíveis na conta do outro banco na terça (11). Os chamados TEDs, transferências eletrônicas que permitem que os recursos caiam no mesmo dia em contas de outros bancos, não estarão disponíveis neste sábado, pois só pode ser feito em dia útil.

Além disso, na próxima segunda, terça e quarta-feira, as agências da Caixa vão abrir às 8h, duas horas mais cedo na maior parte das cidades, também com o objetivo de ajudar os titulares de contas inativas do FGTS no processo de saques dos valores.

Uma conta inativa de FGTS é aquela que deixou de receber os repasses de uma empresa, porque o trabalhador, titular dessa conta, deixou o emprego. Segundo o governo federal, o trabalhador poderá retirar o dinheiro apenas das contas do FGTS que se tornaram inativas até 31 de dezembro de 2015, ou seja, contas vinculadas a empregos dos quais a pessoa se desligou até essa data.