Restaurante Quinhão – Uma história de pioneirismo e respeito com o cliente

Estabelecimento foi o primeiro no município a aderir ao sistema de self-service

Fotos – Daniel Nápoli

Daniel Nápoli
Fundado em março de 1991, o Restaurante Quinhão, de propriedade de José Camilo de Andrade Mendes e de sua esposa Luciana Cardoso Guitti de Andrade Mendes, foi criado com a proposta de inovação, sendo o primeiro no município com o sistema de self-service.

Camilo explica como surgiu a ideia de implantar o estabelecimento na cidade. “Tudo começou em 1990, quando estudava em São Paulo. Diariamente eu almoça em restaurantes e via que estava começando o sistema self-service, de comida por quilo. Antes, os pratos eram os comerciais, havia muito desperdício. Achei uma proposta muito interessante, já que a pessoa pode consumir o quanto ela quiser, sem existir essa sobra de comida, e sair satisfeito. Foi então que, no ano seguinte, montamos o restaurante. Felizmente, a ideia funcionou e estamos aqui 26 anos depois, vendo também outros estabelecimentos na cidade com o mesmo sistema, que tomou todo o Brasil e começa a se consolidar no exterior”.

Atualmente, a casa conta com 30 opções de buffet quente e 30 variedades de buffet frio, com destaque para saladas, arroz integral, soja e feijão branco.

Camilo comenta o segredo para manter um estabelecimento há mais de duas décadas. “Temos um cuidado diferente. Pensamos que tudo deve ser feito com muito carinho. Sem cuidado, sem amor, carinho por aquilo que você está fazendo, não se chega a lugar nenhum”, afirma.

O Restaurante Quinhão, localizado na Praça da Independência (Largo do Carmo), 31, Centro, está aberto ao público de segunda a sábado (exceto feriados), das 11h às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4022-5330.