Dois Pontos – 29/04/17
Da redação e colaboradores
A boa notícia para Itu nesta semana, divulgada pela Prefeitura Municipal, foi o aquecimento da geração de empregos no município, testemunhado pelo respeitado CAGED, inclusive deixando claro que, nesse item, Itu superou todas as cidade da região. De fato, já começa a se notar pela cidade a abertura de novas lojas e a reportagem do JP apurou que alguns setores, como a venda de veículos e da construção civil, têm animado a economia do município. Na Câmara de Vereadores, a atual administração tem recebido críticas, mas isso faz parte da opinião opositora, normal em qualquer democracia. Porém, a retomada da normalização do município, a partir da geração de empregos, deixará o novo prefeito Guilherme Gazzola e assessores confiantes no caminho que está sendo percorrido.
PEGOU MAL I: A entrega do Título de Cidadania Ituana ao governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) não pegou bem entre a população de Itu. Na página do “Periscópio” no Facebook, a notícia sobre o assunto gerou comentários de revolta. A maioria dos leitores questionou se o governador realmente era merecedor do Título, principalmente depois das menções ao nome de Alckmin nas delações da Operação Lava Jato.
PEGOU MAL II: Parte das críticas ligadas à notícia respingaram no presidente do Legislativo ituano José Galvão (DEM) e no deputado estadual Rodrigo Moraes (DEM), responsáveis pela entrega do Título de Cidadania Ituana a Geraldo Alckmin, durante encontro informal no Palácio dos Bandeirantes neste mês de abril. Entretanto, vale destacar que o projeto é de autoria do ex-vereador Celso Alves Magalhães e foi outorgado há 15 anos, em 2002.
SEM PAPEL: Uma cena curiosa (ou lamentável?) tem chamado a atenção dos usuários dos postos de saúde em Itu. Em algumas Unidades Básicas de Saúde, há comunicados nos sanitários informando que não há papel higiênico. Segundo reclamações recebidas pelo “Periscópio”, na UBS do Rancho Grande também não há fechadura nas portas dos banheiros.
DESMANCHE: Há uma preocupação pertinente na torcida do Ituano com relação ao Campeonato Brasileiro da Série D, que começa em maio. Por enquanto, só há notícias de jogadores saindo. Embora Juninho Paulista garanta reposição à altura, nenhum nome ainda foi anunciado.
DESTAQUE: A cidade de Itu foi destacada nacionalmente, de forma dupla, na última quarta-feira (26). A primeira aparição foi na Rede Globo, durante a exibição do telejornal “Bom dia São Paulo”, em reportagem sobre a história do município. A segunda foi na Rede Record, à noite, durante o “Programa do Gugu”, que exibiu imagens de Itu durante entrevista com o ator Nuno Leal Maia, protagonista do filme “O Bem Dotado, O Homem de Itu”.
DEMORA: Recentemente, o “Periscópio” noticiou um furto realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova, de onde foram levados cinco computadores, um microondas, um aparelho televisor e um botijão de gás. O caso aconteceu no dia 16 deste mês, porém só foi registrado boletim de ocorrência na última quinta-feira (27).
SUJEIRA: A Parada LGBT que aconteceu em Itu no último domingo (23) incomodou algumas pessoas, tanto presentes quanto as que passaram depois pela Praça Dom Pedro I. A quantidade de lixo (garrafas de bebida e papéis) jogado no chão – de forma desrespeitosa – foi uma das principais queixas.
HOMOFOBIA: Ainda sobre a Parada LGBT, durante o discurso realizado antes da caminhada até o Estádio Municipal Dr. Novelli Jr., a organização acusou de homofobia todos aqueles que se dispuseram a ajudar na realização do evento, mas, na hora, não cumpriram o prometido. Um dos alvos da crítica foi a Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos.
CASA LIMPA: Após quase dois meses do início da Operação Casa Limpa, muitos munícipes ainda se mostram insatisfeitos com o estado das ruas e terrenos. Pelas redes sociais, alguns internautas dizem que foi realizada apenas uma “maquiada”. Já a Prefeitura divulgou números recentemente, informando já ter tapado cerca de 10 mil buracos nesse período.
ILUMINAÇÃO: Os problemas de iluminação pública voltaram a ser debatido na Câmara nesta semana. O vereador Givanildo Soares (PROS) foi um dos que abordou a situação, após leitura de indicações pedindo reparo das lâmpadas de postes na Avenida Galileu Bicudo e na Praça da Matriz. Luciano do Secom (PTB) foi outro a pedir soluções, desta vez para uma rua na Vila Progresso.
ILUMINAÇÃO II: E existem outros problemas de iluminação pela cidade. A própria reportagem do JP constatou, nesta semana, ausência de iluminação na Rodovia da Convenção, que liga Itu a Salto, apenas no trecho ituano. A dúvida que fica: quem é responsável pelo serviço de manutenção das lâmpadas? A CPFL ou a Prefeitura?
IMPEDIMENTO: No bairro Jardim União, em Indaiatuba, moradores foram impedidos de irem aos seus trabalhos por grevistas. As ruas estavam cercadas por pneus em chamas e a população permaneceu apreensiva com medo de agressões e atos de vândalos.
FUXISCÓPIO
Naquela padaria que fica perto da Câmara Municipal, foi muito elogiado o fato dos vereadores Luciano Ribeiro e Reginaldo Carlota darem uma mão em apoio ao deputado Herculano, pela sonhada adutora do Piraí. A cidade é mais importante que as divergências políticas.