Presidente da APAE convida vereadores para inauguração da sede nova

O presidente da APAE de Itu (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Armando Micai participou da Tribuna Livre da sessão desta segunda-feira (26). Acompanhado da presidente honorária, professora Anna Carolina Pacheco, ele convidou os vereadores para a inauguração da nova sede da entidade, que acontece no próximo dia 29 de julho.

De forma descontraída, ele classificou a inauguração como “a melhor notícia que a população ituana poderia ouvir”. “Nós estamos entregando para a população ituana uma sede nova, com mais de 3 mil metros quadrados de construção, com 20 salas de escola, com 22 salas no prédio da saúde e com refeitório”, explicou Micai. A nova sede fica no Pinheirinho.

O presidente disse que o prédio será um presente para as “crianças” de zero a 65 anos que a APAE assiste. “A nova APAE não é minha, não é da diretoria, não é de vocês e não é de ninguém; é das crianças da APAE”, reforçou. Extrovertido, Micai “cutucou” o vereador Rodrigo Macruz (PTB). “Tem alguém aí que precisava lutar pela APAE que nem ele luta por Santa Rita, senão Santa Rita não vai ficar muito contente”.

O presidente José Galvão (DEM), em seguida, disse que visitou a nova sede da APAE e ficou maravilhado com a estrutura e a gestão da entidade. “A gente sabe das dificuldades, o quanto custa para manter uma estrutura daquela, então vocês estão de parabéns”, disse. Já Maria do Carmo Piunti (PSC) destacou que Itu é uma cidade privilegiada pelo trabalho desenvolvido por entidades como a APAE.

Normino da Rádio (PHS) destacou a estrutura do novo prédio, chegando a dizer que é uma das melhores APAEs que existem. Segundo o vereador Thiago Gonçales (PR), o deputado federal Marcio Alvino (mesmo partido) chegou a declarar que a nova APAE ituana é a melhor do Brasil. Macruz aproveitou para destacar o grande coração de Armando Micai, com quem participa na organização da Festa de Santa Rita.

 

Permuta

Já Givanildo Soares (PROS) recordou quando a Câmara votou o projeto de permuta entre um antigo terreno da APAE (localizado próximo ao condomínio Terras de São José) com o atual. Ele destacou o papel do vereador Dito Roque (PODE), que na época, em 2008, redigiu o projeto para que o ex-prefeito Herculano Passos enviasse à Casa de Leis.

Giva também comentou sobre a polêmica causada quando da venda do atual prédio da APAE. “Sempre apoiei a APAE. Tentaram jogar a APAE contra mim quando colocaram um projeto aqui, para vender uma propriedade histórica, o prédio Irmãos Canadenses, e eu ingressei na Justiça contra o descaso, porque usaram a instituição”, explicou o vereador, informando que afirmou na época que o valor repassado para a entidade fosse de R$ 10 milhões, não R$ 3 milhões.   “Esse vereador queria prezar pelo bem público e ajudar esta instituição”.

Dito Roque disse que uma pessoa em especial deve estar muito feliz com a inauguração do novo prédio, que é o já falecido vereador Abílio Savi, que dá nome ao prédio da Câmara e que sempre foi um defensor da APAE. O decano também reconheceu a importância do ex-prefeito Herculano Passos na conquista da nova sede. “O Herculano foi a pessoa que nos chamou e pediu para que isso tudo fosse feito”, declarou, parabenizando demais envolvidos pela conquista.

 

Importância

Micai voltou a falar de pessoas importantes para a história da APAE, lembrando Pedrinho Zacarias. Torcedor fanático do Ituano, ele faleceu ano passado sem conseguir ver o sonho da nova sede da entidade ser concretizado. O presidente comentou que ele teve dois filhos especiais assistidos pela APAE e tinha o sonho também de ver a construção de uma espécie de “asilo” da APAE, destinado a especiais idosos e sem família.