Dois Pontos Especial Câmara – 28/06/17

VAZIO: As sessões de Câmara contam com menos público a cada sessão. Isso é fato. Mesmo somando as visualizações da transmissão ao vivo pela internet, o número ainda é pequeno. Tirando funcionários da Casa, assessores, imprensa e os próprios vereadores, o plenário vem ficando vazio…

 

CLIMA DE RECESSO: A última sessão ordinária do primeiro semestre foi marcada pelo clima de recesso dos edis. Como de costume, muitos não ficaram durante a Palavra Livre. Teve quem não ficasse nem durante o Expediente, aparecendo apenas na Ordem do Dia – que não contou com grandes discussões.

 

ZAP ZAP: Aplicativo dos mais usados pelos brasileiros, o WhatsApp caiu nas graças também dos vereadores ituanos. Todos, até mesmo os mais velhos, utilizam a ferramenta de forma recorrente. Alguns, inclusive, não deixam o “zap zap” de lado nem mesmo durante as sessões.

 

MOÇÃO: Foi aprovada por unanimidade dos presentes uma moção de congratulação ao Jornal Periscópio pelo aniversário de 52 anos, completados no último dia 19. Todos os vereadores, com exceção de Reginaldo Carlota (PTB), assinaram a homenagem. Aliás, o trabalho do JP foi novamente exaltado na Palavra Livre, por José Galvão (DEM), Henrique de Paula (PV) e Sergio Castanheira (PSD).

 

MIRIM: Acontece neste sábado (1º), a partir das 10h, no Espaço Fábrica São Luiz (nova sede do Instituto Legislativo Ituano), a formatura da primeira legislatura mirim da Câmara. De acordo com o presidente José Galvão, o projeto foi muito bom para levar a política para a garotada, que pôde aprender a função e a real importância de um vereador.

 

FESTA JUNINA: Não faltaram elogios dos vereadores para a Festa Junina de Itu, promovida pela Prefeitura no último fim de semana no Pirapitingui. Normino da Rádio (PHS), representante da região, destacou que o evento movimentou a economia local. Ele também apontou o ambiente familiar da festividade.

 

APROVADOS: Oito projetos foram aprovados por unanimidade na sessão de segunda-feira. Além do Consórcio da Saúde, também passaram proposituras como a que declara de utilidade pública a Congregação Mariana, a que altera dispositivos do Código Tributário Municipal (que sofreu emendas) e a que autoriza o Executivo a firmar convênio com a Secretaria de Estado da Cultura para recebimento de repasses, entre outras.

 

MAIS DOIS: Decano da Casa, com diversos mandatos acumulados e uma extensa carreira política na cidade, Dito Roque (PODE) já sabe quando vai deixar a vida pública: 2028. Isso porque, em pronunciamento, disse que pretende ter mais dois mandatos após o atual. Claro que foi em tom de brincadeira, mas não dá para duvidar do “hómi”…

 

ELOGIOS: Os vereadores também usaram a Palavra Livre para elogiar a imprensa, os colegas e, principalmente, o desempenho de José Galvão na presidência durante os primeiros meses de mandato. Ele, por sua vez, agradeceu o respeito entre os edis, que foi essencial para o desenvolvimento dos trabalhos legislativos dentro dos conformes