Móveis vintage

A onda retrô ainda está presente na decoração e esbanja bom gosto!

Gabriela Prado

Em todo tipo de decoração, os móveis são as peças-chave dos cômodos, e em qualquer decoração, seja ela romântica, minimalista, rústica ou moderna, os vintage dão o toque sofisticado ideal e ainda se fazem muito úteis.

Os sofás estilo divã (com “braços” arredondados e montagem com botões), que eram muito usados na década de 70 e 80 nos Estados Unidos e que foram trazidos ao Brasil por volta da década de 90, são funcionais e muito utilizados não somente em salas de estar, mas em quartos também. Os tecidos e estampas variam, mas os tecidos mais utilizados são o suede (variação de veludo) e o cetim (variação de seda). Até hoje, dão ao ambiente um ar de sofisticação.

As penteadeiras já são influências retrô, mas hoje são conhecidas de modo mais moderno e incrementado. As penteadeiras vintage seguem o padrão dos anos 80/90, com espelho acoplado na mesa com gavetas e a mini poltrona fazendo parte integrante do móvel. Geralmente são feitas de madeiras, mas há variações de metal e acrílico. As penteadeiras atuais sofreram alterações, mas também são escolhidas de acordo com a moda antiga.

As escrivaninhas – mesas de escritório – são essenciais para quem trabalha em casa – home office – e também para qualquer pessoa que tenha a necessidade de ter um móvel ideal para trabalhos manuais. As escrivaninhas, na década de 70/80, eram de madeira com pequenas gavetas nos cantos, acompanhadas de cadeiras de madeira também. As pessoas mais ricas da época tinham as mesas mais arredondadas e feitas de metal e acrílico hiper resistente, com cadeiras tipo “concha”, arredondadas também. Hoje, as escrivaninhas mais usadas são as suspensas (anexadas à parede) ou as comuns, com quatro “pés” e com cadeiras seguindo o mesmo design da mesa.

Lustres, luminárias e abajures eram usados em salas de estar, quartos e escritórios. Os abajures com pêndulos em tecido davam ao espaço um ar despojado, enquanto que as luminárias suspensas eram bem úteis e são usadas até hoje, sendo referência em estilo.

 

 

.