Diocese de Jundiaí lança amanhã pedra fundamental da Fazenda da Esperança
A Diocese de Jundiaí lança amanhã (13) a pedra fundamental de uma das maiores obras da Igreja Católica na região: a construção de uma unidade da Fazenda da Esperança.
O evento acontece às 8h, com a presença do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello (representante do Papa no Brasil), do Bispo de Jundiaí Dom Vicente Costa, autoridades, representantes da Fazenda da Esperança, sacerdotes e fiéis.
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. É considerada a maior obra da América Latina desenvolvendo esse tipo de atividade e ajudando milhares de famílias. Atualmente, se encontra em 17 países e o trabalho é baseado no tripé convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida.
A iniciativa em Itu faz parte das comemorações dos 50 anos da Diocese de Jundiaí e, segundo o Padre Gelson Raul da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Itu e responsável pelo projeto, a obra faz parte do pedido do Papa Francisco no ano de 2016, designado Ano da Misericórdia. “A Fazenda da Esperança é uma forma de promover o serviço de caridade da Diocese”, explica.
A Fazenda é uma doação de uma família da região e vai contar com quatro casas para abrigar 14 acolhidos em cada uma, totalizando 56 pessoas. Além desse espaço, será também construída uma capela que servirá para celebrações que as famílias poderão participar.
Padre Carlos Rafael Casarin, pároco da Paróquia Bom Pastor em Santana do Parnaíba e arquiteto responsável pelo projeto, ressalta que os próprios acolhidos trabalham gerando renda, ajudando a manter o local. “Os acolhidos desenvolvem atividades, o que gera uma reintegração muito boa e acaba ajudando na recuperação porque se sentem motivados. Lá, eles cuidam um do outro”.
Para realizar a construção, Padre Raul explica que irão pedir ajuda para várias organizações. “Vamos pedir o apoio das empresas, principalmente as da região”. Além disso, os fiéis que quiserem colaborar, podem procurar informações sobre uma conta com o nome da Diocese destinada à construção.
O rito de colocação da pedra fundamental acontecerá na própria Fazenda, localizada na Estrada Municipal de Itu, 192, Caiacatinga, Itu. (Beatriz Pires)