Secretário de Segurança fala sobre projetos no plenário
O secretário de Segurança, Trânsito e Transporte de Itu, Luís Inácio Carneiro Filho, foi convidado na última segunda-feira (21) a usar a tribuna da Câmara pelo presidente José Galvão (DEM). Durante seu pronunciamento, ele expôs o andamento dos projetos que vêm sendo empreendidos na cidade.
O primeiro projeto, que segundo Luís Carneiro já está em avançado estado de desenvolvimento, é o do muro digital. “O muro digital é um grande sistema de monitoramento que pretende monitorar com câmeras de alta tecnologia, com leitura de placas, todas as principais entradas e saídas da cidade. Nós já temos isso, já foi implantado e há de se fazer justiça àquilo que já foi iniciado. Mas o projeto é um pouco mais arrojado do que temos hoje, para que tenhamos um sistema de monitoramento que seja modelo para a região”, explica.
O titular da pasta enfatizou que a grande preocupação é com o monitoramento da cidade. “Esse radares trabalharão também de forma coordenada com o sistema de monitoramento. São radares inteligentes. O sujeito passa pelos portais, que estarão esparramados pela cidade, será identificado e, por onde passar pela cidade, as imagens também serão colhidas, ou seja, ainda que o veículo esteja em velocidade compatível com o local e o radar não seja acionado para lavrar a infração, a imagem será captada e será coordenadamente enviada ao nosso banco de dados para ali encontrar eventuais queixas, eventuais informações que sejam de interesse da segurança. É um sistema mais que voltado a autuações; é um sistema coadjuvante do monitoramento digital”, ressalta.
Outro projeto que está em fase de desenvolvimento é o de um aplicativo que permitirá um contato mais rápido e ágil com a secretaria. “O aplicativo permitirá que a população tenha um canal mais rápido, mais simples com a secretaria, permitindo inclusive que o próprio usuário do sistema faça avaliação do sistema de ônibus, de táxis e do sistema de trânsito em geral”, acrescenta.
Além disso, o secretário falou sobre a adesão de Itu ao sistema Detecta juntamente com a Polícia Militar do Governo do Estado de São Paulo que permitirá que os radares que estarão espalhados em pontos estratégicos da cidade sirvam também para o controle da criminalidade. As imagens detectadas serão encaminhadas para o Estado que compartilhará em tempo real com a Polícia Militar e a Guarda Civil. (Beatriz Pires)