Dois Pontos Especial Câmara – 13/09/17
SESI: Alexandra Salomão Miamoto, diretora do SESI de Itu, esteve presente na sessão desta semana falando sobre os serviços prestados pela entidade aos beneficiários de indústrias, familiares e comunidade em geral. Esteve presente também Walter Tortosa Gimenez, representante da FIESP.
INVERSÃO: O vereador Givanildo Soares pediu a inversão dos trabalhos da Câmara e teve o seu pedido atendido pela maioria. Apenas Maria do Carmo Piunti foi contra. Porém, Normino da Rádio pediu questão de ordem para solicitar, sempre que houver pedido de inversão, que o colega justifique.
PROJETOS: Dois projetos entraram no expediente da Câmara. O primeiro, de autoria de Macruz, dispõe sobre a gratuidade de acesso de idosos a eventos esportivos realizados na cidade. Já o segundo, proposto por José Galvão, visa a proibição do uso de narguilé em determinados locais e a venda aos menores de 18 anos.
SILÊNCIO: Foi prestado um minuto de silêncio por conta da morte do jovem Igor Antônio Bortoletti, ocorrida no último dia 9, após o mesmo ser atropelado na SP-75 (leia mais sobre o caso nesta edição). O presidente José Galvão também apresentou uma moção de pesar pelo lamentável ocorrido.
INDICAÇÃO: O vereador Thiago Gonçales indicou mudança de tráfego de ônibus e veículos pesados nas ruas Dos Andradas e Joaquim Bernardo Borges. Já Dito Roque leu trecho publicado na coluna “Dois Pontos” do último sábado, que dizia, em outras palavras, que qualquer alteração do tipo deve passar pelo crivo dos usuários do transporte coletivo.
APROVADOS: Todos os projetos e requerimentos listados na ordem do dia foram aprovados por unanimidade. Destaque para as propostas de Henrique de Paula, que cria o boletim eletrônico, e para o projeto de Sergio Castanheira, que institui a Semana da Conscientização da Segurança – ambos no âmbito das escolas municipais de Itu.
APROVADOS II: Também foram aprovados alguns projetos do Executivo, como algumas alterações na recente Lei do Uso do Solo. Maria do Carmo Piunti, que iria estudar melhor, votou a favor nesta semana, mas voltou a alertar sobre uma provável inconstitucionalidade na mudança. Líder do prefeito, Luciano do Secom explicou que conversou na Prefeitura sobre isso e que não haverá problemas futuros.
PRAÇA: Também foi aprovado projeto de lei do vereador Dito Roque que institui a Praça Ednam Mariano Leme da Costa. O logradouro fica localizado na entrada do bairro Residencial Itaim II. O autor falou sobre o homenageado, que foi fundador da SACI (Sociedade Amigos da Cidade de Itu) e jornalista em diversos periódicos da cidade, como o centenário “A Federação” – onde trabalhou sem remuneração por 60 anos, segundo Dito.
MOVIMENTAÇÃO: Já acontece nos bastidores da Câmara uma movimentação para saber quem sairá candidato nas eleições do ano que vem. Tem vereador jurando que saíra para deputado federal. Também há outra movimentação, já que alguns edis aguardam a abertura da janela para a troca de partido sem perda do mandato.
CANCELADO: O evento “O Poder Legislativo Municipal”, que seria realizado ontem (12), no Instituto do Legislativo Ituano (ILI), foi cancelado. Segundo comunicado, o encontro – que aconteceria em parceria com a CONAM (Consultoria em Administração Municipal) – será reagendado em breve.