CIS celebra bons resultados em 2017 e divulga balanço com todas as ações

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) foi inaugurada em 02 de fevereiro de 2017. Na época, encontravam-se diversos problemas em estações de tratamento de água e esgoto (ETA/ETE), reservatórios, redes e nos mananciais que abastecem a cidade. Agora, quase um ano depois, a autarquia faz um balanço das conquistas obtidas.

Na parte operacional, a CIS garantiu a transição da gestão sem rupturas no abastecimento. Regularizou o abastecimento de água na Região do Pirapitingui aumentando a vazão na ETA 8 do Hospital, e na ETA 3 no Portal do Éden. Recuperou uma das represas na bacia do Gomes e também na bacia do Itaim. Reativou a captação de água da bacia do São José, e os poços da Fazenda Tietê. Instaurou medições periódicas dos mananciais, garantindo mais segurança no abastecimento.      A CIS também iniciou o tratamento da água dos poços do Santo Antônio para abastecimento direto do condomínio Campos de Santo Antônio 2, eliminando o abastecimento por caminhão-pipa. Por fim, iniciou um grupo de trabalho com várias secretarias municipais, visando melhorar a condição hídrica da bacia do Itaim.

Já na área comercial, a CIS adotou o novo sistema de gestão (Icolibra), permitindo o lançamento da Agência Virtual para cadastro de clientes, emissão de contas, verificação do histórico de consumo, atualização do endereço da entrega de cobranças, emissão de certidões (positiva/negativa) de débitos e também simulação de cálculos da conta de água.       Também concluiu o credenciamento de fornecedores para caixa de hidrômetro, que será comprada diretamente pelo munícipe nas lojas de materiais de construção. Além disso, a autarquia fechou convênio com os principais bancos para arrecadação e pagamento das contas de água.

Ainda há mais destaques, como a realização do primeiro Concurso Público, anúncio do segundo edital e a admissão dos primeiros servidores da CIS. Foram 44 contratados. A CIS também ampliou seus canais digitais (site/Facebook) para divulgar informações e agilizar o atendimento dos munícipes. Filiou-se à Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) e concretizou convênio com a agência reguladora ARES PCJ, que fiscaliza os serviços da autarquia em Itu.

“Para os próximos anos, prevemos implantar um programa de eficiência operacional focado em redução de perdas e eficiência energética, colocar em funcionamento uma nova estação de tratamento do esgoto da região do Pirapitingui e reformar todas as instalações de tratamento, bombeamento e reservação, além da construção de reservatórios e novas adutoras para melhorar a distribuição de água”, comenta Vincent Menu, superintendente da CIS.

“Além disso, iremos melhorar ainda mais o atendimento ao munícipe, com instalação de totens de atendimento nos postos presenciais, a fim de reduzir filas e agilizar processos. A CIS trabalha em prol do cidadão ituano e estamos sempre à disposição para ouvir os munícipes”, também destaca.