Vendas do varejo de material de construção crescem 6% no país em 2017
Faturamento do setor foi de R$ 114,5 bilhões no ano, segundo a Anamaco. Para 2018, a previsão é de novo aumento
O varejo de material de construção encerrou o ano de 2017 com 6% de crescimento sobre 2016 e um faturamento de R$ 114,5 bilhões, de acordo com os dados da Pesquisa Tracking mensal da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), que entrevistou 530 lojistas entre os dias 21 a 23 de dezembro.
Segundo o estudo, em dezembro o varejo de material de construção teve desempenho 1% superior a novembro – mesmo resultado apresentado na comparação sobre dezembro anterior. “O ano de 2016 foi um dos piores da nossa série histórica. Por isso, o início de 2017 não foi exatamente como gostaríamos. Tivemos percalços durante os últimos 12 meses, mas conseguimos superar as dificuldades e encerrar o ano com um faturamento muito próximo do apresentado em 2015, que foi de R$ 115 bilhões ”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
Para este ano, a perspectiva é otimista. “Com os resultados dos últimos 12 meses, esperamos que 2018 seja um ano de retomada e estamos prevendo um crescimento de 8,5% sobre 2017, influenciados pela redução das taxas de juros, da inflação e pelo aumento do emprego”, completa. O presidente da Anamaco também aponta outros fatores que devem influenciar positivamente o setor em 2018.
“As mais de 64 milhões de moradias existentes no Brasil se deterioram pela ação da chuva e do tempo, gerando uma demanda natural por material de construção. Fora isso, o número de casamentos, de nascimentos e de divórcios impacta diretamente o setor de reformas, afinal quem casa quer casa, quem tem filho precisa adequar a casa e quem separa também precisa de casa para morar. O consumidor está mais confiante e os números mostram que há uma retomada de obras”.