Obra seca: reforme com mais rapidez e com menos entulho

Quem pensa em reforma de casa sabe que vai ter que lidar com entulho e lixo. A preocupação com o resíduo que a sua obra gera é tão importante quanto escolher os melhores materiais para ela. Veja algumas dicas para reformar sem desrespeitar o meio ambiente e ainda economizar tempo.

 

Piso

Uma ótima opção para quem não quer lidar com quebra-quebra e pó é usar placas vinílicas ou linóleos autoadesivos sobre o piso antigo. O material a ser descartado é quase zero. Assim, você não precisa quebrar e descartar o material que já tem em casa. A facilidade de aplicação de piso sobre piso também se aplica a cerâmicas. Utilize o tipo correto de argamassa para assentar as placas sobre o antigo piso bem nivelado e firme, e pronto!

 

Paredes

Pintar as paredes até que não gera tanto lixo, mas o transtorno de ter que proteger todos os rodapés, batentes e o piso da casa pode desanimar. Por isso, que tal aplicar papel de parede para dar uma renovada no ambiente? Embora o custo dele seja um pouco mais elevado, você mesmo pode aplicá-lo, e não vai precisar isolar todo o ambiente até terminar a aplicação.

 

Decoração

Dar uma renovada na decoração da sua casa não significa jogar fora o que você já tem e comprar tudo novo. Reutilize móveis pintando-os de novas cores ou aplicando verniz para dar um brilho, dê diferentes usos a objetos que já estavam encostados há muito tempo e coloque a criatividade para funcionar!

 

Portas e janelas

Se o estado das suas portas e janelas não é tão ruim, lixá-las e aplicar um verniz ou tinta próprios é a nossa dica para evitar substituí-las. Que tal destacá-las com uma cor bem viva?

 

Mais dicas

Agora, se na reforma da sua casa for impossível aplicar as dicas, não entre em pânico. Preocupe-se em dar a destinação correta ao entulho produzido. Em grande parte do país, sacos pequenos e com pouco peso podem ser levados pelo lixeiro. Caso a quantidade de material a ser descartada seja maior, haverá a necessidade de contratar os serviços de uma caçamba, em empresas autorizadas. Elas garantem que o seu entulho será descartado da maneira correta e com responsabilidade.