Bruxelas e sua impecável arquitetura

Conhecida pelos monumentos belos, Bruxelas também é amada pela sua variedade artística

A capital da Bélgica, Bruxela, tem muito a oferecer aos turistas. Além de ser a sede da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o país é conhecido por sua lisura e honestidade nos negócios.

Bruxelas tem o seu ícone, o “Manekken Pis”, uma estatueta de quase 70 cm retratando um menino fazendo xixi na bacia da fonte, na Grand Place,  mostrando que a cidade não é apenas trabalho: depois do expediente, seu povo é alegre e muito criativo.

Por ali também se respira a história do lugar, principalmente se o visitante caminhar pelo Centro Velho no qual o ponto principal é a Grand Place, uma praça central muito bem conservada e rodeada de casas que pertenceram aos reis e à nobreza local, formando um harmonioso conjunto arquitetônico, sendo que a sede da prefeitura e da câmara municipal são os monumentos mais notados na cidade.

No período noturno, a Grand Place encanta com sua iluminação. É na praça que estão os museus, cervejarias e as lojas de chocolate, tudo muito acolhedor, limpo e muitíssimo bem arrumado. Durante o inverno, oferece calor convidativo para um drinque e uma boa conversa. No entanto, no verão, o lugar vira um teatro ao ar livre.

A cidade foi fundada pelos idos do século X e tudo começou com uma colônia de artesãos. No ano de 1847, alguns arquitetos de vanguarda resolveram construir uma espécie de cúpula sobre uma rua de comércio e nascia então as Galerias Saint-Hubert, que atraíram diversas lojas.

A fama de Bruxelas ser uma cidade criativa não é à toa. Foi ali que nasceu a “art noveau” através do arquiteto Victor Horta, que projetou a sede do Centro Belga de Histórias em Quadrinhos, um dos expoentes deste estilo que se espalhou pelo mundo. O lugar também merece uma visita.

O “Flower Carpet”, ou “Carpete de Flores”, é montado a cada dois anos na Grand Place e é uma verdadeira obra de arte. As flores são organizadas de uma maneira que encantam e formam lindos desenhos e mosaicos.

Se você for viajar com o dinheiro contado, então procure suas lembrancinhas na Galeria Agora, cuja entrada é pela Grand Place. Se você quer mudar, aposte em Bruxelas. Valerá a pena.

Fotos: Divulgação

Um comentário em “Bruxelas e sua impecável arquitetura

  • 28/01/2018 em 13:42
    Permalink

    Oi Olá Sou Lúcia
    Lindo trabalho,
    Vocês sabem com que Flores
    foram feitas ?
    Ficou maravilhoso !

Os comentários estão desativados.