HONRA AO MÉRITO

Última semana de abril. Nos dias 26, 27, 28 e 29 Itu foi a Capital Nacional da Poesia, pois nesse período aconteceu o XII Congresso da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro – ANLPPB. Estiveram em Itu poetas vindos de vários rincões do Brasil para apresentarem sua arte em escolas, asilos, hospitais, espaços da melhor idade, ruas, bares e praças públicas. Foi verdadeira revoada de poetas enfeitando a luminosidade da Cidade Cinema no Vale do Sol.

A Presidente da ANLPPB, Aline Romariz, e seus Poetas, vieram em nome da paz e do desenvolvimento pessoal e cultural das pessoas, pela Poesia. A programação incluiu lançamento de livros no Auditório do Sincomércio em atividade de Pré-congresso, na noite de quinta-feira, dia 26. A sexta-feira toda foi dedicada ao ideal acadêmico, com visitas previamente agendadas nas escolas e demais entidades, em perfeita integração com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, foram realizadas intervenções culturais específicas ao Fundo Social da Solidariedade, aos hospitais, aos asilos e na Escola para surdos. À noite, os poetas e convidados estiveram reunidos em Happy Hour no Boteco Santo Antônio, em agradáveis momentos de violão, com cantos, repentistas, declamadores e até uma artista francesa que se encantou com o evento. Todos os poetas eram alegres boêmios. Todos os poetas felizes por estarem em Itu.

O dia 28, sábado, assistiu a um dos pontos culminantes do XII Congresso: das 9 às 16 horas, em nossa principal praça, a Praça da Matriz e recebendo considerável público, houve lançamento de livros dos Poetas, apresentações do Coral da Escola Som Maior, de Salto,  do Coral da Melhor Idade do Fundo Social da Solidariedade de Itu, da Folia de Reis, seguidas de brincadeiras com crianças e adultos, declamações, contação de histórias e um inédito e interessante projeto denominado Guarda-chuva poético, que a todos encantou pela espontaneidade e simpatia da Poeta que o realizava no meio da assistência. Sensação extraordinária foi o Varal com mais de mil e quinhentas poesias e poemas escritos pelos alunos das escolas previamente convidadas e inscritas. Esse Varal de Poesias fez jus ao tamanho de Itu e se destacou sobremaneira na Praça. As famílias dos pequenos escritores procurando o trabalho de seus filhos deram especial sabor a esse dia do XII Congresso da ANLPPB. Fato inédito em nossa cidade o Varal Poético com tal quantidade de textos. Nesse sábado, a partir das 19h30, a cidade presenciou mais um momento inédito: a Caminhada Poética, com seresta, devidamente filmada pela Equipe da SBT. Os Poetas, com sua medalha e vestia preta adornada com um dourado botão de rosa bordado, saíram do Hotel Colonial Plaza, no Largo do Quartel e se dirigiram ao Auditório do Sincomércio para a Sessão Solene da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, cantando ao som do violão. A posse dos Neoacadêmicos e as homenagens foram momentos memoráveis, em que se revelaram a perfeita organização do cerimonial, a solenidade da reunião e o orgulho dos Acadêmicos por pertencerem ao sodalício.

Toda essa movimentação cultural vivida em Itu durante o Congresso só foi possível devido ao apoio irrestrito do Prefeito e da Primeira Dama, pelas diferentes Secretarias Municipais e Fundo Social de Solidariedade. A imprensa ituana demonstrou especial atenção e foi muito importante para o êxito alcançado. O Acadêmico da ANLPPB e anfitrião do XII Congresso foi Sidarta da Silva Maritins, o Sid Poeta, que, desde janeiro, no dia a dia destes quase quatro meses de trabalho, dedicou-se ao planejamento, organização e realização das atividades que realmente marcaram a vida cultural da Cidade.

“HONRA AO MÉRITO” – para apoiadores, organizadores e realizadores do evento que fez de Itu, em abril de 2018, a CAPITAL NACIONAL DA POESIA.

 

Maria Angela Pimentel Mangeon Elias

Cadeira nº 17 I Patrono Olívia Sebastiana da Silva