Itu abrigou seleção russa em 2014
A cidade de Itu recebeu duas seleções durante a Copa do Mundo de 2014. A do Japão, que ficou concentrada no Spa Sport Resort, e também a da Rússia – país que neste ano recebe o Mundial –, hospedada no San Raphael Country Hotel.
A reportagem manteve contato com Sebastião Pereira Ramos, assistente de alimentos e bebidas do hotel, que trabalhou durante a estada da delegação russa na Copa 2014. Os russos vieram com 67 pessoas entre jogadores comissão e equipe de apoio.
“Eles trouxeram uma grande equipe de retaguarda. Na cozinha veio um chef e cozinheiros. Nós só entrávamos com a mão de obra da parte do restaurante, executando alguns pratos, mas a mando deles. Foram os russos que trouxeram seus alimentos”, enfatizou.
Com relação a segurança, esta foi feita pela Polícia Federal e não houve qualquer problema. A delegação reservou o hotel com um mês de antecedência. “Chegaram faltando uns 20 dias antes do início da Copa e foram embora logo após a eliminação”.
Pereira afirmou que os russos, durante o período em que estiveram no hotel, foram “muito simpáticos e receptivos”. “Acho que os brasileiros deverão ser bem recebidos lá, pois eles se mostraram acolhedores aqui, com nossa equipe, então na terra deles também deverá ser assim”, disse.
Os russos não fizeram grandes exigências durante a estada no hotel. “Eles apenas não recebiam qualquer órgão de imprensa que não fosse a deles, não comiam nada que não fosse preparado por eles”. Como curiosidade, além do chef russo, havia um chef italiano para preparar as refeições do treinador da época, que era Fábio Capello.
A passagem da Rússia por Itu foi bem fria. O pouco contato com os torcedores – que também não tinham muito interesse – nos ilustres hóspedes – marcou o período, que contou com um esvaziado treino aberto no Novelli Júnior. O momento mais próximo entre russos e ituanos ocorreu em uma visita de jogadores da seleção à APAE de Itu. Um belo gesto.