A GLÓRIA DO NATAL
Lucas 2.14
O nascimento de Jesus é um dos grandes milagres de Deus. Embora parecesse um nascimento comum e ordinário, uma mulher dar à luz um filho, o que estava por trás nos demonstra o poder, o amor e a glória de Deus.
O poder de Deus é visto no fato de que uma mulher virgem pudesse conceber. É impossível a concepção de uma mulher sem a ação fertilizadora de um espermatozoide. Até hoje por mais avançadas que sejam as técnicas de fertilização, a participação do gameta masculino é imprescindível. Mas para o propósito redentor de Deus era necessário que não houvesse a contaminação do pecado que uma concepção natural produziria (Salmo 51.5), por isso Deus fez com que Maria ficasse grávida pelo seu poder. Um verdadeiro milagre se operou naquela pequena moça para que nela fosse gerado o Filho de Deus. Para Deus não há impossíveis em todas as suas promessas. Não há barreiras ou impedimentos. O seu grande poder é eficaz para realizar o propósito de Deus.
O seu amor é demonstrado no fato de que o supremo Deus resolveu salvar o homem caído e, não tendo o ser humano nenhuma condição de alcançar por si mesmo a salvação, ele enviou o seu único Filho para assumir a figura humana e viver entre nós e como nós. Jesus é homem perfeito e sofreu as mesmas necessidades que nós sofremos e passou por todas as provações e tentações que nós passamos (Hebreus 4.15). Ele veio com este propósito e o cumpriu plenamente morrendo na cruz. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos e o levou para o Céu, onde está a direita do Pai intercedendo por nós (Hebreus 7.25). O que levou Deus a fazer tudo isto? Não foi nada que fizemos, mas simplesmente porque Deus nos ama com amor infinito e incondicional.
A sua glória é vista primeiramente no contraste do nascimento de Jesus. O menino nasce em condições humildes. A estrebaria foi onde nasceu. Mas o seu nascimento foi cercado de glória. Anjos celebram com um coral celestial, reis estrangeiros são guiados ao menino por uma estrela cintilante e o presenteiam com presentes reais. Foi um momento épico. Também a vida de Jesus demonstrou a glória de Deus. João afirma que nós vimos a sua glória com a glória do Pai (João 1.14). Ele demonstrou o que é ser homem perfeito e nos mostrou quem é realmente o Deus verdadeiro. Ainda, ele voltará em esplendor e glória para buscar a sua igreja a fim de morarmos com ele eternamente.
O Natal é uma data ímpar que traz a boa nova para todos os homens. Celebremos o Natal com alegria no coração porque ele é a demonstração do poder, do amor e da glória de Deus.
Rev. Flávio Ferreira Mariano
A Igreja Presbiteriana de Itu está há 79 anos ininterruptos a serviço de Deus e da Cidade de Itu levando palavras de fé e esperança e ensinando os abençoados princípios da Bíblia sagrada.
Desejamos a todos um feliz Natal e um Novo Ano repleto das bênçãos de Deus