A importância do alongamento

Rodrigo Bortolotti
Prof. de Musculação e Spinning
Personal Trainer, Graduado pela FEFISO
Cref. 039610-G/SP

Existem os mais diversos tipos de alongamentos que podem ser feitos em todas as partes do corpo. Alguns dos principais benefícios de se alongar incluem a redução de dores, a diminuição do risco de lesões, o aumento da flexibilidade e a melhoria da postura. Nesse texto vamos enfatizar o alongamento no PósTreino.

Quando você completa uma rotina de treino de força ou acaba de praticar uma atividade aeróbica como uma corrida ou natação, você costuma se alongar? Se a resposta for não, é hora de incorporar o alongamento pós treino. 

Incorporar uma rotina de alongamento pós treino proporciona vários benefícios que compensam o tempo extra gasto na atividade e o esforço realizado após um treino que pode ter sido exaustivo.

Os principais benefícios de se alongar após o treino são:

*Melhoria da postura 

*Diminuição de dores e rigidez muscular

*Redução da produção de ácido láctico

*Liberação de endorfina por mais tempo 

*Melhoria do fluxo sanguíneo

*Diminuição da tensão e ansiedade

*Tonificação muscular

As variáveis do alongamento no Pós Treino.

Quando o objetivo for de “soltar” ou “relaxar” a musculatura, ele deve ser leve, de menor amplitude e de mais curta duração, contribuindo na recuperação muscular, sem causar dor ou desconforto, mas promovendo alívio.

Não é indicado para melhorar a flexibilidade. O exercício imediatamente antes do alongamento provoca micro-traumas musculares e os músculos então não podem responder adequadamente ao alongamento. Ao contrário, o alongamento vigoroso pode causar dor muscular tardia mais severa. Para melhorar a flexibilidade os músculos devem ser alongados enquanto íntegros, antes do treino ou em momento dissociado de treino de resistência ou força.

O alongamento pós treino pode ser considerado um aliado do treinamento para potencializar a hipertrofia. Alongar vigorosamente os músculos solicitados de forma localizada e intensa (treinamento com pesos, por exemplo) pode potencializar micro traumas causados( provocados) no princípio do estímulo para a reconstrução muscular e ganho de massa. Neste caso não existe contribuição para melhorar a flexibilidade nem a recuperação. Apenas para potencializar a hipertrofia.

Sempre consulte um profissional capacitado e saiba utilizar o alongamento como aliado dos treinos para alcançar seus objetivos.