A Última Ressaca do Ano

Por André Roedel

a-ultima-ressaca-do-ano-capa

Chega essa época do ano e começam a surgir filmes com tema natalino. A Última Ressaca do Ano, que estreou na última quinta-feira (8), tem como pano de fundo as festas de Natal, porém com uma pegada semelhante à trilogia Se Beber, Não Case. Inclusive no que se diz respeito à bizarra tradução do título: o primeiro se chama, originalmente, Office Christmas Party (“Festa de Natal do Escritório”, em tradução livre), enquanto o segundo se chama The Hangover (“A Ressaca”).

Apesar da tradução equivocada, o filme é muito divertido. A começar pelo ótimo elenco, um verdadeiro “time dos sonhos” da comédia atual. Nomes como Jason Bateman (da série Arrested Development), T.J. Miller (de Deadpool), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas) e a sempre excelente Jennifer Aniston (a eterna Rachel de Friends). Isso sem falar na estonteante Olivia Munn (de X-Men: Apocalipse) e os coadjuvantes competentes.

O filme aborda uma briga familiar entre os irmãos Clay (Miller) e Carol (Aniston) pelo controle de uma companhia de tecnologia. Quase fechando as portas, a filial comandada por ele precisa de um contrato salvador faltando apenas dois dias para acabar o trimestre – justamente em meio às festas de fim de ano. Para impressionar um investidor, Clay e Josh (Bateman) organizam uma grande festa no escritório.

Porém, assim como em Se Beber, Não Case, a bebedeira acaba dando errado. Os funcionários começam a perder as estribeiras e praticamente destroem o escritório, causando mais prejuízos ainda ao empresário. E, em meio a tudo isso, inúmeras situações cômicas surgem. E o filme, então, consegue seu objetivo: fazer o espectador rir. E muito.

As situações absurdas, o timing rápido dos atores e as diversas referências ao cotidiano e à cultura pop fazem de A Última Ressaca do Ano um filme muito divertido, mesmo com algumas piadas pesadas e sujas – mas o que esperar de mais um besteirol americano? É claro que o filme não é uma primazia no que se refere ao roteiro e edição, mas se você não se importa com um pouco de humor negro, a comédia dirigida por Will Speck e Josh Gordon é uma boa pedida.

Nota: 7/10

Ficha técnica:
Direção: Will Speck e Josh Gordon
Produtora: FROSCH Entertainment, Bluegrass Films, DreamWorks SKG, Paramount Pictures e Reliance Entertainment
Elenco: T.J. Miller, Jennifer Aniston e Jason Bateman
Duração: 1h45
Censura: 16 anos
Gênero: Comédia