Abdômen tanquinho!

Por Aline Clasen
CREF: 074345-G/SP
Licenciatura plena pela Fefiso
Pós-graduada em biomecânica pela CEFIT

Todo mundo tem uma receita milagrosa quando o assunto é “perder barriga”, agora, nos resta saber quais dessas receitas realmente funcionam e se funcionam… então vamos lá!

Muitas pessoas acreditam que os exercícios abdominais fazem perder barriga, em decorrência a isso ficam horas fazendo milhares de repetições de um mesmo exercício. As abdominais não servem para queimar gordura, você não se livrará da gordura treinando o abdômen. Isso só será feito através de exercícios prolongados e uma dieta balanceada, o que chamamos fazer um balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se consome.

Seus músculos abdominais são como qualquer outro músculo em seu corpo. A única diferença é que ao contrário dos outros, ele não descansa sobre uma estrutura óssea. Sendo assim, você deve treiná-lo da mesma forma que treina os outros grupos musculares. Você já ouviu alguém dizer que vai fazer uma aula de bíceps ou que no treino a pessoa realizou 578 repetições no supino? Não né!? Então por que nos abdominais teria que ser diferente?

As regras de um bom treinamento de musculação estipulam que cada grupo muscular deve ter no mínimo um dia de descanso, isso vale para o seu abdômen também. Ao invés de fazer abdominais todos os dias, experimente treinar três vezes por semana. Os músculos abdominais também precisam de descanso para se desenvolver assim como o resto do seu corpo. O truque é treinar pesado. Se você consegue realizar milhares de séries de abdominais, você está fazendo um tipo de exercício que não está adequado para o seu nível de treinamento. Peça orientação a um profissional e ele com certeza indicará um exercício que realmente trabalhe seus músculos abdominais de forma eficiente.