Abel Guedes realiza live sobre seu novo livro “gestalteiro em partes”

Obra conta com um “posfácio”, escrito por dez amigos de Abel que leram o texto original e contribuíram com seus comentários (Foto: Divulgação)

Quem se interessa por gestalt-terapia no Brasil, provavelmente já ouviu falar sobre o psicólogo paulistano Abel Guedes. Gestalt Terapeuta, assessor organizacional, formador de Gestalt Terapeutas no Brasil, Uruguai e Espanha, Abel ainda dá conta de ser “arteiro”, como ele próprio se descreve em seu mais novo livro “gestalteiro em partes”, da Editora “Da Minha Aldeia”, que será lançado na Live a ser realizada nesta quarta-feira (17), a partir das 20h em seu Instagram (@abel.guedes).

A Gestalt-terapia surgiu no Brasil no início dos anos 1970, quando Thérèse Tellegen, Jean Juliano, Lilian Frazao, Paulo Barros (curador das primeiras publicações de Gestalt terapia em português) e Abel montam os primeiros cursos de iniciação e formação em São Paulo.

“A Gestalt confere ao homem a condição de sujeito responsável por suas escolhas e enfatiza a consciência, o autossuporte. Acolhe o cliente para que este se entenda como capaz de se autogerir de se autorregular. Para a Gestalt o todo é diferente da somatória das partes. As pessoas e as coisas são configurações. A cada instante as partes se (re)arranjam e tudo se (re)configura”, explica o psicólogo.

Sempre escrevendo na primeira pessoa, Guedes apresenta em ““gestalteiro em partes” as suas próprias experiências e memórias em torno desta abordagem, brinca com as palavras e conceitos, escreve sobre sua história em textos poéticos e outros técnicos e didáticos.

“Gosto de falar da minha experiência para que os outros possam duvidar, se identificar e se diferenciar. Entendo que a minha experiência não é universal, é uma vivência única, própria. Este livro é uma provocação. Quero inspirar a pessoa para achar a sua própria resposta”, explica o autor. “Vivemos um momento difícil, cheio de receitas e verdades fechadas, incontestáveis, que leva as pessoas a não pensar, criar, contestar, é sobre isso que vamos falar um pouco também neste bate-papo da live”, completa Abel.

Para a psicóloga Bruna Fenocchi Guedes Campos, filha do autor e companheira de profissão há 20 anos, a obra apresenta a descrição de processos e procedimentos gestálticos, desenhados, detalhados, em linguagem simples. “Leva a (re)descoberta das possibilidades de relação entre humanos e deste modo de fazer essa psicologia que chamamos de Gestalt”, explica.

A obra conta ainda com um “posfácio”, escrito por dez amigos de Abel que leram o texto original e contribuíram com seus comentários. Nestes textos, o leitor poderá encontrar contribuições de psicólogos, jornalistas, músicos, entre outros, e suas perspectivas sobre o texto do autor que lançará presencialmente a obra “gestalteiro em partes” no dia 27 de agosto, às 16h, no Instituto Ciclos, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Perguntado sobre o título do livro, Guedes explica que o termo oficial para quem exerce a Abordagem Gestáltica é gestaltista. “Mas para mim Gestalteiro é quem faz. Assim como o padeiro, o pedreiro. Enfim, deixo e o ‘ista’ para os acadêmicos”, brinca o autor.

Serviço:
Livro “gestalteiro em partes
Autor: Abel Guedes
Editora: Da Minha Aldeia
95 Páginas
Valor: R$ 74,00

Live
Dia 17 de agosto, às 20h
Instagram: @abel.guedes
Outras informações: 11 99989-7127
livroabelguedes@gmail.com
www.agconsultores.com