Acadil discute Octávio Ianni neste sábado

Octávio Ianni nasceu em Itu em 1926 (Foto: Divulgação)

A reunião deste sábado (07), às 10h, da Acadil (Academia Ituana de Letras) apresentará a comunicação “Uma Cidade Antiga na tradição do pensamento sociológico”, pelo professor Caio Cesar Pedron sobre a obra de mesmo nome do ituano Octávio Ianni.

O professor Caio Cesar é graduado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre e doutorando na mesma área pela Universidade de Campinas. É autor de um extenso estudo sobre Max Weber e escreveu diversos artigos sobre a Escola Sociólogo Paulista.

Octávio Ianni nasceu em Itu em 1926 e faleceu em 2004 na capital paulista. Formou-se em Ciências Sociais (USP) e foi professor assistente de Florestan Fernandes na mesma universidade. Intelectual de esquerda, dedicou-se à compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las. Aposentado pelo AI-5, tornou-se professor na PUC-SP, membro do CEBRAP e da UNICAMP.

Foi membro da chamada Escola de Sociologia Paulista, que traçou um panorama novo sobre o preconceito racial no Brasil e formulou uma agenda específica de estudos sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento econômico no país.

Recebeu por duas vezes o prêmio Jabuti por ensaios de sociologia. Deixou dezenas de obras, dentre as quais se destacam: “As metamorfoses do escravo”, “Industrialização e desenvolvimento social no Brasil”, “O colapso do populismo no Brasil”, “Escravidão e racismo”, “Ensaios de sociologia da cultura”, “A globalização e o retorno da questão nacional” e “Capitalismo, violência e terrorismo”.

A Acadil escolheu Ianni para nomear uma das recentes cadeiras, ainda vaga. A discussão contará com a participação dos acadêmicos Evandro Antonio Correia e Leonardo Silveira. O evento é gratuito, aberto ao público e ocorre no Espaço Cultural “Euclydes de Marins e Dias”, localizado na Rua Luís Vaz de Camões, 157, Jardim Convenção.