Ações no Natal renovam a esperança

Daniel Fernandes durante entrega de brinquedos. Assessor realiza ação há anos (Foto: Divulgação)

Com a proximidade do Natal, cresce o número de ações social e na cidade de Itu não é diferente. Desde 2013 com o projeto “Que Seja”, Ricardo Silveira, ao lado de Greison Oliveira e Rita Priscila, tem o costume de promover doações a comunidades carentes de Itu e Salto, contando com o auxílio de outras pessoas.

Neste ano, o projeto promoverá uma ação no Asilo Nossa Senhora da Candelária. Neste sábado (17), serão realizados um almoço e um festival de prêmios. Para o evento, foram arrecadadas prendas, como produtos de higiene para os idosos.

Também neste sábado (17), a solidariedade se fez presente no Jardim Alberto Gomes, com a realização da 10ª edição da Festa Natalina, voltada para as crianças do bairro. O evento terá início às 12h, no Salão de Festas da Saseno (na Avenida Gomes, 7)

 “A gente faz essa festa com a ajuda de patrocinadores e a população”, comenta Marcos Ribeiro, que encabeça o Grupo Social “Amigos Solidários” e que organiza a ação ao lado de Regina Isidoro. As crianças poderão se divertir em diversos brinquedos, além de saborear doces e salgados.

“Percebemos que muitas pessoas nos ajudaram. Acredito que uma ação social dessa é muito importante tanto para as crianças, como para a família, dá uma “sementinha” de esperança, de alegria. Uma ação social dessa é muito importante para levar um pouco de alegria”, acrescenta Marcos.

No domingo (18) também haverá ação social. O projeto Educa Liberdade, iniciado em 2020 pela nutricionista Isadora Almeron de Arruda ao lado da amiga Camila Pinheiro de Oliveira, promoverá a entrega de doces para as crianças da comunidade Liberdade. Na oportunidade, haverá também brinquedos, como cama elástica e piscina de bolinhas, que foram alugados pelos integrantes do projeto, para que as crianças possam se divertir

O projeto, que conta ainda com outras seis voluntárias (Jessica Santos, Jackeline Santos, Carolina Milesi, Mariana Freitas, Jessica Padula de Melo e Letícia Candido), retomará em breve a ação de reforço escolar para as crianças da comunidade.

Para isso, haverá a necessidade de doação de material escolar. Mais informações sobre o projeto e como auxiliar: (11) 97339-1182 (Isadora) ou (11) 97271-0601 (Camila).

Mais solidariedade

O assessor parlamentar Daniel Fernandes, idealizador do projeto “Natal Feliz, Criança Feliz”, conta com a ajuda de amigos para levar alegria às crianças.

“Como dizia o Marcelo Rubens Paiva, em ‘Feliz Ano Velho’, ‘nasci do lado de lá dos trilhos’, então, conheci desde criança o que é ter desejo, e não ter o direito de poder brincar, por não ter um brinquedo. Descobri que criança não é brinquedo, criança brinca. E depois, que tive oportunidades, e passei pro ‘lado de cá’, sempre militei pelo terceiro setor, gostando de trabalho voluntários, principalmente na área social”, diz Daniel.

“Em 2010 me tornei amigo do Felipe Barbi. Ele tinha um grupo de amigos de amigos, que doavam brinquedos e saiam em carreatas no dia de Natal. Em dois anos esse grupo se desfez, e eu pensei: Não posso parar, vou chamar parceiros, usar da influência do meio em que frequento, e vou continuar levando alegria, a tantas crianças, que nada tem, mas que ainda não perderam a esperança de ser ajudado por alguém”, destaca o assessor.

Para a ação social, Daniel está arrecadando brinquedos, que serão aceitos até quarta-feira (20). As doações serão destinadas a crianças de diversas comunidades do município. Para mais informações de como doar e participar: (11) 957827594 (WhatsApp).