Anita Liberalesso é eleita presidente da ASLe

A Academia Saltense de Letras (ASLe) elegeu, em reunião realizada no último sábado (07), sua nova diretoria para o biênio 2022-2024. A chapa única, encabeçada pela psicóloga, pesquisadora e professora universitária Anita Liberalesso Neri, foi eleita com 27 votos, sendo 19 presenciais e 8 on-line.

A posse da nova equipe está marcada para a sessão solene a ser realizada no próximo dia 10 de junho, às 19h, na Biblioteca Municipal de Salto, no encerramento da 5ª Semana Cultural Ettore Liberalesso (06 a 10 de junho).

A nova diretoria é composta pelos seguintes acadêmicos: Anita Liberalesso Neri (Presidente), Marilena Matiuzzi (Vice-Presidente), Antonio Valini (1º Secretário) Cristina Maria Salvador (2ª Secretária), Valter Berlofa Lucas (Tesoureiro), Eloy de Oliveira (Diretor de Comunicação) e Rafael Barbi (Diretor de Relações Acadêmicas).

O Comitê de Ética, responsável pela avaliação do ingresso de novos membros, passa a ser presidido por Anna Osta; tem Mônica Leite de Araújo Dalla Vecchia como Relatora e Leandro Thomaz de Almeida como membro. Já o Conselho Fiscal, encarregado de fiscalizar as contas anuais da Diretoria, é agora presidido por Romeu Gonçalves Bicalho; tem como membros Alberto Manavello e João Carlos Milioni.

Anita, que é filha do historiador Ettore Liberalesso, falecido em 2012, elencou as metas de sua futura gestão: resgate histórico, com vistas ao fortalecimento da identidade saltense;  ampliação da agenda cultural da ASLe; agregação de novos confrades e confreiras; inserção da ASLe na cultura da cidade de Salto; e gestão dos processos internos para melhor desfrute de bens culturais por parte dos acadêmicos.