Apesar da pandemia, vendas de Páscoa devem ter aumento de até 15% em 2021

Anaisa Modena, pelo segundo ano consecutivo, produz ovos de chocolate para venda (Foto: Estúdio Fabiana Silva/Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, a Páscoa ocorrerá em meio à pandemia de Covid-19. Não bastasse a situação sanitária, as pessoas que estão indo aos supermercados, com certeza notaram o aumento no preço dos ovos de chocolate. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os ovos de Páscoa estão em média 11% mais caros, com o valor dos bombons e barras de chocolate registrando aumento de 10%.

E o reajuste em relação ao ano passado se deu pelos seguintes motivos: o dólar valorizado, o aumento da cotação do cacau no mercado internacional e o encarecimento do plástico e do papel que embalam os doces. “O reajuste está acima dos anos anteriores, quando se observava alta entre 5% a 8%”, afirma Marcio Milan, vice-presidente da Abras, em nota.

Porém, mesmo com o aumento dos valores, a Abras estima uma Páscoa positiva, com um crescimento de 15% nas vendas em relação ao ano passado. “Em 2020 fomos pegos de surpresa com a chegada da pandemia e do isolamento social bem próximos da Páscoa. Esse ano o setor se preparou para as vendas em período mais remoto, e conta ainda com uma força maior do e-commerce que ganhou mais clientes durante a pandemia”, destaca Milan.

Ainda segundo a Abras, os supermercadistas estão apostando também em um maior volume de vendas dos vinhos importados (13,8%), cervejas (12,9%), azeite (13,4%) e pescados (peixes, 13%, e bacalhau, 12,1%), mesmo com os reajustas de 15,3% dos vinhos importados e de 15,6% do bacalhau.

Diante da estimativa acima, o Periscópio esteve em contato com Leonardo Sesink, diretor comercial da rede de Supermercados São Vicente, que possui unidade em Itu e o mesmo fala com otimismo. “A expectativa é um crescimento de 10% a 15% nas vendas em comparação com o ano passado”, afirma.

“Para esse ano esperamos que os clientes antecipem suas compras de Páscoa, e para isso, além do tradicional modelo já conhecido de exposição nas lojas também teremos a possibilidade do cliente comprar no site para receber em casa ou retirar nas lojas sem necessidade de entrar”, explica Leonardo.

Opções

Mesmo com todo o otimismo, muitas pessoas nas redes sociais, seja devido ao aumento dos preços dos ovos de chocolate, seja com o intuito de ajudar familiares ou amigos, estão promovendo campanhas para que as pessoas comprem ovos de Páscoa caseiros.

O JP esteve em contato com Anaisa Modena, de 28 anos, que há dois anos, trabalha com bolos e doces. No ano passado, ela decidiu produzir ovos de Páscoa, porém “os pedidos foram menores, pois estava iniciando e também foi o começo de pandemia”, afirma ela.

Agora em 2021, de acordo com Anaisa, a procura pelos ovos de chocolate tiveram início em fevereiro. “Vários clientes queriam a lista dos ovos e já queriam reservar o pedido. A demanda de ovos esse ano aumentou o triplo do ano passado, graças a Deus”, comemora.

Anaisa, que credita o aumento da procura aos altos preços dos ovos de chocolate nos supermercados, conta com o auxílio do marido (Leonardo) na produção dos ovos. “Eu trabalho com chocolate de qualidade, aquele que derrete na boca”, orgulha-se.

A reportagem conversou também com Paulo Tirabassi, proprietário de uma peixaria de Itu, que comentou a procura pelo pescado tradicionalmente é maior na véspera, mas o impacto da pandemia não comprometeu, alavancando “100% das vendas por delivery”, conclui.

Um comentário em “Apesar da pandemia, vendas de Páscoa devem ter aumento de até 15% em 2021

  • 31/03/2021 em 22:32
    Permalink

    Orgulho

Os comentários estão desativados.