Após protesto, cervejaria de Itu cria espaço para caminhoneiros

“Espaço do Motô” conta com vestiário, refeitório e uma área de descanso e convivência (Foto: Divulgação/Heineken)

Um protesto solitário realizado há dois anos resultou em um novo espaço para recepção de caminhoneiros e seus familiares na fábrica da Heineken em Itu. Na última quarta-feira (15), a companhia abriu uma estrutura voltada para esse importante colaborador de toda a cadeia produtiva.

Gisele Vaz é fundadora do movimento “Damas de Ferro”, criado em setembro de 2017 e que conta com a participação de esposas de caminhoneiros pelo Brasil, que se uniram para batalhar por melhorias para as famílias desses profissionais. Em junho de 2020, ela recebeu a denúncia de que a esposa de um caminhoneiro, com uma criança de menos de dois anos, precisou ficar esperando na madrugada à beira da Rodovia Marechal Rondon enquanto o marido trabalhava na fábrica ituana da Heineken.

Não tinha sido a primeira denúncia recebida por Gisele, que aproveitou que estava em Itu para realizar uma manifestação em frente à fábrica. “Foi uma atitude extrema”, disse Gisele à reportagem, explicando que só sairia do local se fosse atendida pela diretoria da empresa – o que aconteceu. Após diversas tratativas, o movimento conquistou junto à diretoria da Heineken um espaço voltado para o caminhoneiro.

Localizado em frente à fábrica de Itu, o “Espaço do Motô” conta com vestiário, refeitório e uma área de descanso e convivência, com mesas e tomadas para uso de computador e recarga de celular. Por estar localizado do outro lado da avenida em relação à cervejaria, os motoristas receberem um aviso via WhatsApp quando a carga estiver pronta.

O espaço é voltado somente aos motoristas com permissão de carga, inclusive seus familiares, que terão esse espaço seguro sem ter acesso às dependências da cervejaria, onde acontece a circulação de veículos. No espaço de Itu, estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões. Mas outras fábricas da Heineken receberão espaços semelhantes, resultando em um investimento de mais de R$ 41 milhões nos próximos 10 meses.

Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken no Brasil, esteve presente na apresentação do espaço e falou à reportagem. “Para a gente era um momento importante de enxergar com outros olhos essa cadeia tão importante dos motoristas e o nosso objetivo era entregar algo condizente aos nosso valores. Um dos nosso principais valores é o respeito e cuidado com as pessoas e com o planeta, e nós estávamos com um olhar muito frio sobre regras de segurança e controle de acesso”, explica ele.

Mas a visão mudou após o protesto de Gisele. “O que a gente conseguiu fazer com essa entrega aqui em Itu, que vai ser expandida para outras unidades nos próximos meses, é acolher, com um olhar de mais dignidade e respeito a essa categoria tão importante”, finaliza Mauro Homem. Já Gisele agradece o empenho da empresa e pede que outras, principalmente do ramo de bebidas, se espelhem no exemplo da Heineken.