Artista de Itu tem obras expostas na 1ª edição do Salão Paulista de Arte Naïf

Márcia ao lado da obra “Procissão” durante a abertura do salão, no último sábado (Foto: Arquivo pessoal)

A artista plástica Márcia Nunes é uma das participantes da primeira edição do Salão Paulista de Arte Naïf, que está sendo realizada no Museu de Arte Sacra de São Paulo, na capital paulista. O evento conta com aproximadamente 190 obras de artistas de 39 cidades do Estado de São Paulo.

Arte naïf é um conceito que designa a produção de artistas autodidatas que desenvolvem uma linguagem pessoal e original de expressão. Entre os trabalhos podem ser admiradas obras criadas em suportes diversos, tais como pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, entalhes, bordados, costuras e modelagens. Márcia tem duas obras expostas: “Procissão” e “Fazenda”, ambas aquarelas sobre papel.

A curadora Marinilda Boulay define: “O Salão Paulista de Arte Naïf busca mapear, registrar, experimentar, valorizar e difundir a arte naïf produzida no Estado, onde cada criador lança seu olhar sobre a terra paulista de maneira livre e independente, dando vazão às suas percepções de mundo, com suas formas e cores peculiares, ajudando a pensar e a erguer um amanhã, como é próprio das produções naïfs, pleno de otimismo, tão necessário para se enfrentar o momento pandêmico que vivemos”. Os curadores Odécio Visintin Rossafa Garcia e Paco de Assis também assinam o evento.

Tendo como proposta a fomentação e divulgação da arte naïf paulista, por meio de um espaço de valorização, difusão e circulação das obras e dos artistas desta estética, a maioria autodidatas, o Salão Paulista de Arte Naïf homenageia José Antonio da Silva, um dos ícones da história da arte naïf brasileira.

O Salão Paulista de Arte Naïf contempla várias perspectivas e etapas. São duas exposições: Museu de Arte Sacra de São Paulo e Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, em Socorro/SP. Dá também para conferir a versão digital do Salão Paulista de Arte Naïf através do site www.spartenaif.com.br.

A exposição principal pode ser conferida até 29 de agosto no Museu de Arte Sacra, que fica localizado na Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô). O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 11 às 17h (entrada permitida até as 16h). Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada). Aos sábados, a entrada é gratuita.