Astronauta Marcos Pontes é eleito senador por SP

Ex-ministro foi eleito senador (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O candidato Astronauta Marcos Pontes (PL) foi eleito senador por São Paulo nas eleições deste ano. Contrariando as pesquisas, que apontavam o ex-governador Marcio França (PSB) no primeiro lugar, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia do Governo Bolsonaro obteve mais de 10 milhões de voto até a publicação desta matéria.

França registrou quase 7,5 milhões de votos e Edson Aparecido (MDB), cerca de 1,5 milhão. Outra surpresa foi a deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB), que teve menos de de 500 mil votos – em 2018, quando ela foi eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo, teve mais de 2 milhões, sendo a deputada mais votada da história.

Foi o primeiro brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis. Em 30 de março de 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7. Com o feito, Pontes tornou-se o primeiro brasileiro e quinto latino-americano a ir ao espaço.

Na edição de quarta-feira (05), acompanhe todos os números consolidados e a votação dos senadores em Itu.