Atendimento na Delegacia da Mulher e no 4º Distrito de Polícia do Pira é retomado

Atendimento ao público na Delegacia de Defesa da Mulher retornou na segunda-feira, de acordo com a Polícia Civil (Foto: Daniel Nápoli)

O 4º Distrito de Polícia situado no bairro Cidade Nova, região do Pirapitingui e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), localizada no Bairro Brasil, retomaram o atendimento ao público na cidade de Itu.

Em nota enviada ao JP nesta terça-feira (20), após o jornal ter publicado matéria no sábado (17) informando que só a Delegacia Central estava atendendo em Itu, a Prefeitura afirmou que “desde a quinta-feira que antecedeu a reportagem em dois dias, a cessão de funcionários municipais para algumas unidades policiais foi retomada, proporcionando a normalização dos serviços na mencionada Delegacia Central, assim como na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e no 4º Distrito Policial (Região do Pirapitingui).”

Ainda em nota, a administração diz que a “retomada desses servidores, disponibilizados pela Prefeitura, às suas funções depende dos delegados de cada uma das unidades mencionadas”. A Prefeitura informa também “que, conforme reuniões realizadas nos dias 09 e 12 deste mês, entre representantes da Polícia Civil e do Poder Público Municipal, houve a solicitação da escala de trabalho dos servidores estaduais das delegacias, tendo por objetivo avalizar a efetiva necessidade de reintegração dos funcionários municipais retirados das unidades policiais”.

“A Prefeitura de Itu entende que o cumprimento integral da jornada de trabalho dos funcionários estaduais, por si só, bastaria aos trabalhos da Polícia Civil na cidade e, sendo assim, o emprego de servidores municipais seria necessário apenas em caráter complementar”, prossegue.

“A solicitação da grade horária dos funcionários estaduais das delegacias ituanas foi reforçada por meio de ofício do Poder Executivo, devidamente protocolado na Delegacia Central, no último dia 14. Até o presente momento, a Prefeitura, não obteve nenhum retorno neste sentido”, acrescenta a administração municipal.

 “Novas cessões de funcionários municipais às delegacias só deverá ocorrer a partir do momento em que as delegacias apresentarem a escala de trabalho dos seus funcionários, comprovando a real necessidade desta complementação”, encerra a Prefeitura.

Situação

De acordo com o apurado pela reportagem do Periscópio junto à Polícia Civil, o 4º DP voltou com o atendimento na última sexta-feira (16), diferente do divulgado pela reportagem do JP, na edição de sábado (17). Já a DDM retornou a atender na segunda-feira (19). Também segundo apurado, o 1º e o 3º DP, situados no Bairro Brasil, e a recepção da Delegacia Central, seguem fechados, com o atendimento na última sendo realizado no Plantão Policial.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, dos 33 servidores municipais que tinham sido retirados pela Prefeitura, quatro foram novamente cedidos pelo Executivo, sendo dois deles para a Delegacia de Defesa da Mulher e outros dois para o 4º Distrito Policial.

 Na tarde de terça-feira (20), durante o fechamento desta matéria, a reportagem do Periscópio voltou a entrar em contato com a Polícia Civil para uma atualização da situação, sendo informada que tanto o 1º e o 3º DP e a recepção da Delegacia Central seguiam fechados para atendimento ao público.