Atividades marcam  lançamento da campanha contra o trabalho infantil

Grupo durante uma de suas apresentações, na Praça do Carmo/ Foto – Daniel Nápoli

Mo início da tarde do último sábado (20), foi lançada na cidade de Itu a campanha “Diga não ao Trabalho Infantil. Trabalhar não é Coisa de Criança!”. A Praça da Inpendência (Largo do Carmo), foi o ponto de início do projeto, que contou com apresentação de “Flash Mob”, de oito minutos, que foi repetida na Praça da Matriz e na Rua Santa Rita (em frente à igreja), com três apresentações de oito minutos em cada um dos endereços.

Atualmente, o trabalho infantil se concentra em atividades de difícil fiscalização e apresenta-se principalmente em atividades informais, na agricultura familiar, no aliciamento pelo tráfico, em formas de exploração sexual, no trabalho doméstico, e em atividades produtivas familiares.

Em Itu, a campanha é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e do CREAS (Centro Especializado de Assistência Social). As ações de conscientização consistem em breves performances com duração de oito minutos cada (Flash Mob), estiramento de faixa e distribuição de folders. As atividades artísticas ficaramm por conta de Yara Produções Artísticas e têm a co-produção da Motirô Cultural.

Secretário de Promoção e Desenvolvimento Social César Calixto, falou ao Periscópio sobre a importância do projeto. “Nossa ideia foi fazer um trabalho diferente, externo, amplificado, pois era realizado de maneira restrita. Nosso grande intuito é conscientizar toda a sociedade de que ao se compra produtos ou não se dá dinheiro para crianças em semáforos. Sempre atrás de uma atividade como estás, deve existir um malfeitor”, explica.

A conscientização será feita por meio de apresentações artísticas, que serão realizadas neste ano até dezembro e retomadas durante 2019. “A continuidade é o caminho. Queremos que as pessoas entendam que lugar de criança é na escola e qualquer outra atividade que  não seja a condizente com a sua idade, fará com que a criança tem problemas em seu desenvolvimento”, diz Calixto.

A mobilização educativa ocorre seguindo diretrizes do governo federal dentro do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que teve inicio, em 1996, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho.

Após o lançamento, a campanha prosseguirá em Itu com intervenções em semáforos da região central (principalmente na Av. Otaviano Pereira Mendes) no período de outubro a dezembro, com oito apresentações em cada mês no horário das 11h às 14h. (Daniel Nápoli)