Ato monarquista ocorre segunda-feira em Itu

Evento foi realizado pela última vez em 2019, com críticas à Proclamação da República (Foto: Arquivo)

No próximo dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, acontecerá no Centro de Itu a “3º Caminhada Histórica e Cultural de Itu” a partir das 11h, com início na Praça Dom Pedro I, em frente à Residência da Família Caselli (Casa Imperial).

Esse evento é organizado pela Rádio Brazil Imperial, a primeira rádio monarquista do Brasil e que tem por objetivo divulgar os ideais monárquicos através de seus programas. Segundo César Jaques, fundador da Rádio, junto com Rogério Mendes, a Caminhada Histórica e Cultural tem o objetivo protestar contra a Proclamação da República, a qual eles chamam de “golpe”, e divulgar os ideais monárquicos.

Eles relembram que a cidade de Itu recebeu de Dom Pedro I o título de “Fidelíssima do Império” pela lealdade ao Imperador, através do Alvará Imperial de 17 de março de 1823. Itu, também, é considerado o “Berço da República”, já que aqui foi fundado o Partido Republicano Paulista, que deu sustentação para a proclamação em 1889.

A caminhada está prevista para terminar em frente ao Quartel de Itu, onde os presentes católicos estarão rezando o terço em frente a ermida de Nossa Senhora 3 Vezes Admirável de Shoestat pela “intenção do povo brasileiro e pelos governantes” – eles incluem aí Dom Luiz de Orleans e Bragança e todos os membros da família descendente de Dom Pedro.

A caminhada será aberta a toda a população. Segundo Jaques, já estão confirmadas a presença de vários monarquistas de cidades do interior e também da capital paulista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 97486-6780.