Aula sobre fábricas e vilas operárias na região de Itu acontece neste sábado

Foto – Helio Nobre

Neste sábado (29), das 9h30 às 11h no Museu Republicano “Convenção de Itu”/USP, acontece a aula “História do Trabalho: fábricas e vilas operárias na região de Itu”, ministrada por Anicleide Zequini, com graduação em Sociologia pela UNICAMP e mestrado em História também pela UNICAMP. A aula faz parte da segunda edição do curso “Patrimônio Cultural e Inventários Participativos”, organizado pelo Setor Educativo do Museu Republicano de Itu e a Diretoria de Ensino de Itu/Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Anicleide é autora de diversos artigos e revistas científicas e artigos de divulgação, trabalha no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, na unidade do Museu Republicano de Itu, como especialista em pesquisa da área de Documentação Textual (Arquivo) e de fotografia desde 1992, atua nas áreas de História Social com ênfase na área de história da técnica e tecnologia e história social do trabalho, e desde 1992 é especialista em Pesquisa do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, onde atua em atividades relacionadas à pesquisa documental histórica para elaboração de projetos de exposição e materiais de divulgação. O objetivo da aula consiste em estabelecer reflexões sobre o Patrimônio Cultural Paulista e discutir ações para sua valorização e preservação junto à comunidade.

O intuito consiste em estimular os participantes a pensar além dos tombamentos e registros institucionais, ressaltando, por outro lado, as experiências vividas pelas comunidades. A aula é aberta aos inscritos no curso e para os interessados no tema. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0240 (menu 3). O Museu Republicano fica na Rua Barão de Itaim, 67, Centro.