Black Friday: Associação Comercial de Itu espera crescimento de 5% neste ano

A expectativa da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII) é que as vendas da Black Friday deste ano,que acontece nesta sexta-feira (26), tenham um aumento de até 5% em relação a 2020.

Segundo a entidade, produtos para casa, decoração, eletrônicos, celulares e informática, viagens e alimentos “com certeza serão a preferência”. “O comércio ituano está otimista com data, pois já se tornou uma tradição e muitos consumidores esperam esse dia para fazer boas compras”, afirma a ACII.

Sobre o horário estendido de atendimento do comércio no período de Natal, a ACII afirma que não define o mesmo, mas que a partir do dia 1º de dezembro as lojas podem funcionar até as 22h. “Sempre orientamos o comerciante a consultar os sindicatos de classe para saber o que foi definido na convenção coletiva”, frisa a entidade.

A ACII aproveita para convidar os empresários da Itu a participarem do concurso “Itu, Uma História Encantada”, de iluminação de fachadas, promovido pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos, que conta com o apoio da entidade na premiação das seis empresas vencedoras do concurso. As inscrições e regulamento estarão disponíveis a partir de 30 de novembro, acessando o link www.aciitu.com.br/concurso-itu-umahistoriaencantada.

Participação

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), feita em todo o país, mostrou que 62,5% dos 1,2 mil associados farão promoções em seus pontos de venda durante a Black Friday, enquanto 18,8% dos lojistas gostariam de participar da data, porém, não conseguirão devido ao aumento de custos que pressionam os preços e as margens de venda.

Os que admitiram que não vão participar são 12,5% e os que apostarão apenas em promoções via internet em plataformas de e-commerce são 6,2%. Mesmo assim, a expectativa da Alshop com relação à data é positiva, podendo superar os números de 2020 em 5%, mesma expectativa da ACII.

Negativa

Porém, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas da promoção Black Friday devem apresentar neste ano a primeira queda, desde 2016, se for descontada a inflação acumulada em 12 meses. Segundo a entidade, o dia de promoções deve ter um recuo de 6,5% em relação ao ano passado.

A CNC espera que as vendas cheguem a R$ 3,93 bilhões no país. É o maior valor nominal desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional. Mas como a inflação em 12 meses acumula variação de 10,67%, em termos reais a Black Friday deverá ter uma queda em relação ao ano anterior.

Na edição de 2020, foi registrado um valor nominal de vendas de R$ 3,78 bilhões, que superaria os R$ 4 bilhões se o montante fosse corrigido pela inflação.