Cabreúva recebe a peça “Gordofolia” nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (11), às 19h na Praça Comendador Martins, em Cabreúva/SP, será apresentada a peça “Gordofolia”, do grupo jundiaiense Gatos Gordos. O espetáculo é gratuito e aberto ao público.

Na tentativa de abranger maiores públicos, muitas campanhas publicitárias pregam a diversidade dos corpos como algo positivo. Contudo, são esquecidas pelo caminho reflexões importantes para que a mudança de estigma seja real e contribua com uma sociedade menos fóbica e mais consciente sobre essas diversidades.

Assim, a partir de vivências   coletivas e experiências pessoais, o grupo Gatos Gordos criou o espetáculo “Gordofolia”, que questiona os padrões estéticos estabelecidos pelo senso comum, assim como as pressões que os acompanham e transformam muitas vidas em desafios diários de autoaceitação e sofrimento. Como o nome diz, a trupe é formada por três atores gordos – André Farias, Lisete Pecoraro e Vivi Masolli. O grupo surgiu em 2017, no Dia do Teatro e do Circo, como potência questionadora dos padrões impostos e “pela liberdade de ser, comer, vestir e fazer o que quiser”, como dizem.

Foto – Divulgação

“Meu desejo é colocar todas as possibilidades do meu corpo no palco, não me interesso mais em emagrecer para me encaixar nos personagens ditos não fazerem o meu perfil”, conta a atriz Vivi Masolli, sobre a oportunidade de protagonizar corpos marginalizados pela sociedade como o seu próprio.

Apesar do ar cômico, “Gordofolia” escancara as realidades das pessoas gordas, as relações com seus corpos e como a sociedade reforça opressões   subtraindo a relevância dessas questões e vidas para propor ao público reflexões importantes sobre um tema tido meramente como patológico ou fruto do desleixo.

O texto da peça foi desenvolvido a partir das experiências dos atores e de outros membros da equipe, também pessoas gordas, e foi contemplado em edital do Programa de Ação Cultural do Governo Estadual (ProAC) que fomenta a produção de espetáculos inéditos e temporadas de teatro. A peça também será apresentada nas cidades de Francisco Morato, Franco da Rocha e Várzea Paulista.