Cadastramento biométrico para as eleições do ano que vem não é obrigatório em Itu

Sistema biométrico visa garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral/ Foto – Wilson Dias/ABr

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, desde 2008, o cadastramento biométrico, que tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação por meio da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral, eliminando a possibilidade de fraudes.

Em Itu, a biometria ainda não é obrigatória, mas dos 120.712 eleitores aptos a votar, 13.073 já fizeram o cadastramento, o que corresponde a 10,83%. Segundo Renata Célia Guimarães Marins, chefe de cartório eleitoral de Itu, ainda não há previsão para o cadastro obrigatório na cidade.

“Por enquanto não temos uma data definida, mas para o ano que vem é certeza que ainda não será obrigatório”, disse à reportagem do JP. Isso porque, os prazos são estabelecidos em cada estado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para os eleitores que quiserem adiantar o processo e já se cadastrar, basta entrar no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo (www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3). Porém, até esta sexta-feira (24) o sistema não estava permitindo agendamento em Itu. Para mais informações, o telefone do cartório ituano é o (11) 4022-8974.

 

Boatos

Recentemente, tem circulado nas redes sociais uma mensagem dizendo que o governo havia “inventado uma nova lei para pegar dinheiro do povo”. Segundo o autor, o prazo para fazer o cadastro biométrico iria até o dia 07 de dezembro e que quem não fizesse teria de pagar uma multa no valor de R$ 150 e, ainda, teria documentos como o CPF, RG e CNH suspensos até o pagamento.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não existe multa de R$ 150 para quem perder o prazo de realização da biometria. Assim, da mesma forma, também não está prevista a suspensão CPF, RG ou habilitação.

O eleitor que for convocado e não cumprir dentro do prazo o cadastramento da biometria pode ter o título cancelado, mas isso só ocorrerá em último caso, se ele deixar de atender aos chamados da Justiça Eleitoral. (Beatriz Pires)

Um comentário em “Cadastramento biométrico para as eleições do ano que vem não é obrigatório em Itu

  • 12/11/2019 em 19:56
    Permalink

    Sou funcionária pública aposentada do estado de São Paulo corro o risco de não receber meu pagamento.?

Os comentários estão desativados.