Câmara aprova título e denominações de vias públicas
Curta e com poucos projetos de impacto em pauta, a sessão ordinária da última terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Itu contou com a presença de todos os edis e aprovação de título de cidadania ituana e projetos de denominação de via pública, além de uma proposta de autoria da Prefeitura.
Em discussão única, o título de cidadania foi concedido para o escritor, publicitário e cineasta Marcio Pitliuk, que mora em Itu e é uma das maiores autoridades sobre o tema “Holocausto” no Brasil. A proposta foi do presidente Mané da Saúde (PDT) e aprovada por unanimidade dos presentes.
Também foram aprovados em segunda discussão quatro projetos de denominação de vias públicas, sendo dois de autoria do vereador Dr. Marcos Moraes (UB), um de Thiago Gonçales (PL) e um do Dr. Sergio Castanheira (Cidadania). Por último, a Câmara aprovou em segunda discussão o projeto de lei Nº 22/2022, de autoria da Prefeitura, que institui a Rede Ituana de Marcos Geodésicos.
A rede é formada por marcos de primeira ordem homologados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), rede de monitoramento contínuo do município; e rede de marcos de segunda ordem materializados na cidade. Os marcos geodésicos são úteis como pontos de referências em atividades de engenharia, geografia, topografia e agrimensura, entre outros. Eles compõem redes com informações sobre a superfície por todo o país.
Os projetos aprovados seguem para sanção do prefeito Guilherme Gazzola (PL). A Câmara volta a se reunir para a 12ª sessão ordinária na terça-feira (26), a partir das 16h, no Plenário “Luiz Guido”. As sessões são abertas à população, que também pode acompanhar através da TV Câmara no canal do Legislativo no YouTube.