Câmara recebe vereador de Peruíbe e presidente do Legislativo de Osasco

A Câmara Municipal recebeu em sessão desta segunda-feira (26) a visita de dois vereadores de outras cidades. Trata-se de Hélio Sussumu Abe (PSDB), de Peruíbe/SP, e Elissandro Lindoso (mesmo partido), presidente da Câmara de Osasco/SP. O primeiro, que participou até o fim da sessão, destacou a vocação turística de Itu e sua cidade, convidando os colegas para fazerem visita.

Já o segundo falou mais. Ele morou quase nove anos em Sorocaba e trabalhou em Itu. Médico oftalmologista, Lindoso destacou as bandeiras dele e do presidente do Legislativo ituano, Manoel Monteiro: a Saúde. O vereador ainda relembrou um pouco de sua história e também fez convites aos edis ituanos.

Maria do Carmo Piunti desejou sucesso a Lindoso e relembrou com saudosismo de Celso Giglio, que foi prefeito de Osasco e deputado estadual. A vereadora ainda destacou que a vinda de Sussumu foi para um intercâmbio de projetos, já que o vereador de Peruíbe tem interesse na propositura apresentada por ela – e aprovada – de descarte de medicamentos.

Giva pediu a palavra e desejou sorte ao presidente Lindoso, dizendo que o trabalho do vereador atualmente não é fácil. O novo líder pregou união entre os vereadores e disse que a “classe” tem que se fortalecer. Giva também pediu por renovação. Já Dito Roque falou que isso é importante, mas sem esquecer dos mais experientes. Ele também desejou bom trabalho aos colegas visitantes.

 

Projetos

Lindoso comentou também dos trabalhos efetuados em Osasco. Um deles é a Escola do Parlamento, nos moldes do ILI (Instituto do Legislativo Ituano). Ele também falou de um consórcio chamado “Câmara Oeste”, que reúne vereadores de Osasco, Barueri, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, Cotia, Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus. Ele é presidente desse consórcio.

“A gente precisa se unir para poder deter um pouco essa onda do MP (Ministério Público) tentando, vamos dizer assim, engessar os nossos trabalhos”, disse o edil. “Nós não queremos fazer nada errado. Tem alguns que cometeram alguns erros. Que eles paguem pelo que fizeram. Mas não podem generalizar toda a classe”, disse Lindoso.

O vereador relatou alguns casos de Câmaras que não contam com assessor para os vereadores e até mesmo carro oficial. “Nós temos que padronizar isso”, disse o presidente legislativo de Osasco, relatando uma lei realizada na “Câmara Oeste” para regularizar o número de assessores. Ele vai levar até Brasília, para o presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM).