“Caminhada pela vida” reúne cerca de 1,5 mil pessoas em prol do Outubro Rosa

Foto: Beatriz Pires

Um mar rosa invadiu o Centro da cidade no último sábado (21). O motivo foi a “Caminhada pela vida” organizada pela OncoItu, que integra a programação da Campanha Outubro Rosa, tendo como intuito divulgar a prevenção ao câncer de mama.

A enfermeira oncologista Camila Alfieri falou sobre a importância da campanha. “Os eventos que acontecem no mês de outubro visam chamar a atenção da população para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, porque quando a gente descobre o câncer de mama no estágio inicial, a gente fala em 95% de chance de cura”, disse.

Eliana de Cássia Mantovani Sbrissa, de 48 anos, conta que descobriu o câncer através do Outubro Rosa. “Foi por causa de uma campanha como essa que eu descobri o meu câncer, foi nessa época e parece que a campanha falava comigo toda hora. Fui fazer meus exames de rotina e foi quando eu descobri”. Eliana afirma que se a caminhada “alcançar uma pessoa que seja, já vai fazer toda a diferença”.

O câncer também afetou Raquel Ciampi, de 35 anos, que fala como é importante se prevenir. “As pessoas precisam se cuidar. Eu não tinha probabilidade nenhuma de ter câncer de mama, eu não tenho nenhum caso na família, não tenho histórico nenhum e eu tive o câncer de mama há menos de um ano”, ressalta.

Mais de 1,5 mil pessoas participaram do ato que teve início na Praça da Independência e percorreu algumas ruas centrais. Foram distribuídas camisetas alusivas à campanha em troca de alimentos não perecíveis, arrecadando mais de uma tonelada de donativos para o Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu.

Após a caminhada, que terminou na Praça Padre Miguel, foi distribuído pipoca, algodão doce e água para os participantes, além de ter sido realizada uma agitada aula de zumba. (Beatriz Pires)