Campeonato Paulista já é anunciado pela FPB

Embora ainda não tenha sua data de início definida pela Federação Paulista de Basquete, o Campeonato Estadual da Divisão Especial Feminina 2023 contará com a participação do Bax Catanduva, Ourinhos, Pró-Esporte/Sorocaba, Santo André, São José Desportivo, SESI Araraquara e Unimed Campinas, além do Ituano Basquete.

A competição será dividida em quatro fases: fase de classificação – turno; fase de classificação – realinhamento; fase de playoff e fase final – super four.

Na 1ª fase, de classificação – turno, todas as equipes se enfrentam em chave única e turno único. As quatro primeiras colocadas classificam-se para a “Chave A” e, as demais, para a “Chave B” na fase seguinte (realinhamento) e disputarão turno único em suas respectivas Chaves, com mando invertido em relação à fase anterior.

As duas equipes que garantirem as primeiras colocações na “Chave A” avançam diretamente para a fase final – super four. As 3ª e 4ª colocadas (“Chave A”) e as 5ª e 6ª colocadas (“Chave B”) disputam a fase de playoffs. 

A etapa de playoffs será disputada em melhor de 03 partidas, com a 3ª colocada enfrentando a 6ª e a 4ª enfrentando a 5ª. As vencedoras de cada confronto avançam para o Final Four.

A última etapa será disputada em duas rodadas. A primeira delas será realizada em sistema de cruzamento olímpico. Na segunda, as equipes vencedoras se enfrentam em um confronto e as perdedoras se enfrentam no outro.