Carnaval volta ao centro

CARNAVAL“Mocidade Independente” foi a campeã do Grupo Especial. Foliões também se divertiram com bandas de marchinhas e trio elétrico

A Rua Floriano Peixoto, no Centro, voltou a receber o desfile de Carnaval de Itu. Realizado no sábado (6) e no domingo (7), o evento foi prestigiado por um bom público. Na abertura, o prefeito Antonio Tuíze e a primeira-dama Zélia Vaccari Gomes recepcionaram o Rei Momo, Luis Fabiano de Souza Freitas, e a Rainha do Carnaval, Célia Regina de Camargo. O chefe do Executivo também entregou a chave da cidade ao Rei Momo.

No primeiro dia, a folia teve início com o Bloco do “R” e o Bloco da Nega, que abriram os desfiles. Em seguida se apresentaram a Escola de Samba “Acadêmicos da Bica”, com o enredo “Festa na roça é pra lá de bom o sertanejo é quem comanda o som”; a Escola de Samba “Pérola Negra de Itu”, com o enredo “O que é felicidade?”; e a Escola de Samba “Mocidade Independente de Itu”, que levou para as ruas o enredo “Simplício, um exagero de alegria”.

Já no domingo, o Bloco da “Melhor Idade” abriu o desfile com o enredo “Brincando com jogos”; na sequência desfilaram a Escola de Samba “Acadêmicos do Vale do Sol”, com o enredo “O astro rei em uma viagem fantástica ao mundo do carnaval”; a Escola de Samba “Acadêmicos Zona Sul”, que apresentou o enredo “José Ferraz de Almeida Junior”; e o Bloco “Gaviões da Fiel de Itu”.

Apuração

A apuração do Carnaval ituano ocorreu na tarde de terça-feira (9), na Praça da Matriz. A Escola de Samba “Mocidade Independente de Itu” sagrou-se a campeã do Grupo Especial. Esse foi o oitavo título da agremiação, a mais vitoriosa da cidade. Já o título de campeã do Grupo de Acesso ficou com a Escola de Samba “Acadêmicos do Vale do Sol”.

Outras atrações

Além dos desfiles, os foliões puderam curtir o “Carnaval Como nos Velhos Tempos”, realizado no coreto da Praça Padre Miguel (Matriz), com banda tocando marchinhas nas quatro noites de folia e também em duas matinês (uma no domingo e outra na terça-feira). A população do Pirapitingui também se divertiu ao som de um trio elétrico que permaneceu no local no domingo e terça-feira.

Desafio

De acordo com o prefeito Antonio Tuíze, foi um desafio realizar o Carnaval em Itu por conta de toda a crise financeira enfrentada por várias cidades brasileiras. “Realmente muitas cidades optaram por cancelar o desfile. Nós optamos por fazer um desfile que nós tivéssemos uma economia de gastos, mas que tivéssemos segurança e fosse num lugar adequado”, declarou o prefeito ao JP.

“Nós tivemos uma economia muito grande, tivemos parceria com a iniciativa privada e graças a Deus nós conseguimos realizar o Carnaval aqui na Floriano Peixoto”, prosseguiu Tuíze, lembrando do apoio da Brasil Kirin e da Sorocaba Refrescos/Coca-Cola. “Nós optamos por dar essa alegria ao povo. Então nós não podíamos cancelar uma festa importante para a cidade de Itu”, finalizou o prefeito.