Carros elétricos de Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot devem ser lançados no Brasil

Fiat 500 volta ao Brasil na versão elétrica. Seu motor elétrico tem 85 kW e gera até 118 cv, além de 22,4 mkgf de torque (Foto: Fiat/Divulgação)

O grupo automotivo Stellantis, que nasceu da fusão da FCA com a PSA em janeiro deste ano, vai investir pesado na eletrificação e confirmou as vindas do Fiat 500e e do Peugeot 208 e-GT. Agora, a novidade é que Citroën e Jeep também terão modelos a eletricidade. As informações são do “Jornal do Carro”.

A novidade foi confirmada pelo presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, em entrevista à “Folha de Pernambuco”. O executivo deu mais detalhes da estratégia de eletrificação do grupo no Brasil. A empresa já firmou, por exemplo, parceria com a Ecovagas para instalar 200 pontos de recarga de carros eletrificados nos próximos meses.

Segundo o executivo, a Stellantis vai “importar carros de todas as marcas, para entender o quanto o mercado é acolhedor com essas tecnologias”. “Primeiro vamos testar o mercado, por cerca de 5 a 6 anos, (mas) ainda não tem nada definido. Até o final do ano deve chegar o 500, da Fiat, o Jeep Compass, assim como um Peugeot e outro Citroën. Tudo será materializado com novidade em infraestrutura”, declarou Antonio Filosa.

 De acordo com a Stellantis, os pontos da Ecovagas conseguirão abastecer cerca de 80% da bateria em aproximadamente 3 horas. Em um primeiro momento, 23 cidades em 10 estados receberão as estações em locais como shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino com estacionamentos administrados pela Estapar.

 O executivo não confirmou quais os veículos elétricos da Jeep e da Citroën virão ao Brasil. Mas, segundo o “Jornal do Carro”, a primeira empresa deverá chegar com o Compass 4xe, versão híbrida do tipo plug-in, recarregável em tomadas e com modo puramente elétrico. Já do lado da Citroën, não está claro qual será a aposta da Stellantis.