Carros produzidos no México prometem aquecer vendas da Kia no Brasil

Primeiro mexicano a circular no país será o “Cerato”, no mês de julho. No final do ano, será a vez do hatch compacto “Rio”

Lucas Gandia

Apesar do enfraquecimento da economia brasileira, a Kia Motors do Brasil pretende voltar a crescer nos próximos meses. A expectativa da empresa está ligada à chegada dos veículos produzidos no México, que apresentarão melhores condições de comercialização no mercado nacional.

Os empecilhos para o crescimento da empresa presidida pelo ituano José Luiz Gandini começaram em 2011, quando o governo federal criou o sistema de cotas e aumentou os tributos. As medidas contribuíram – e muito – com o enfraquecimento da importação de carros no Brasil.

A situação fica mais clara diante dos números divulgados pela própria empresa. No primeiro trimestre deste ano, a Kia vendeu 2.662 veículos no país. No mesmo período do ano passado, foram 4.633 unidades. Nos primeiros três meses de 2011, ou seja, antes do sistema de cotas entrar em vigor, a empresa emplacou 17.491 carros no Brasil.

Impostos
Para Gandini, a comercialização dos veículos mexicanos será mais vantajosa que a dos produzidos na Coreia do Sul – e existe uma explicação tributária para isso. “Pelo acordo bilateral Brasil-México, veículos vindos do México estão isentos dos 35% do imposto de importação, até a um limite de cotas estabelecidas por ambos os governos”, explica.

O empresário reforça que, além da atual crise político-econômica atravessada pela nação, há outras razões para a dificuldade de comercialização de importados no Brasil: os 30 pontos percentuais a mais na alíquota do IPI a partir de dezembro de 2011, ratificados com a chegada do Inovar-Auto, no dia 3 de outubro de 2012. “Enquanto isso, as montadoras nacionais não têm obrigatoriedade com esses 30 pontos percentuais”, observa José Luiz.

Segundo informações fornecidas pela Kia, o primeiro mexicano a circular pelo Brasil será o “Cerato”, em julho deste ano. Depois, será a vez do hatch compacto “Rio”, em novembro ou dezembro. O modelo deverá ter motor 1.6 flex, mas há a possibilidade de ser equipado com o novo 1.0 turbo, concorrendo com modelos do porte do Ford Fiesta, Peugeot 208 e Fiat Punto.