CEAPI passa por mudanças em seu atendimento

Luciane Gomes Maykot é vice-diretora do CEAPI e explica mudanças na ONG (Foto: Divulgação)

Existente em Itu desde junho de 1987, o CEAPI (Centro de Apoio à Infância) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, que tem como objetivo o atendimento gratuito e permanente, na esfera educacional, cultural, esportivo e social, a crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e formação cidadã̃.

A ONG, que entre junho de 1987 e janeiro deste ano contava com parceria com a Prefeitura de Itu, passa por mudanças.  O espaço, fundado com o objetivo inicial atender os filhos de mulheres trabalhadoras, empregadas na região central da cidade, com o tempo passou a ter em seu atendimento por meio da parceria com a administração municipal uma assistência em meio período. Com o prédio que está sediado servindo como EMEI pela manhã e a tarde com o atendimento da ONG.

Atual vice-diretora do CEAPI, Luciane Gomes Maykot explica que a parceria com a Prefeitura chegou ao fim em janeiro deste ano para que a ONG pudesse voltar às suas origens. “No começo não éramos uma instituição de cunho social. Assumimos essa diretoria no ano passado e era um desejo da anterior desvincular [com a Prefeitura] para voltar ao atendimento social”, conta.

“Muitas crianças que estudam em EMEIs, por exemplo, não necessariamente precisam de um aparato social. Tínhamos 95 crianças, que é o que o prédio comporta”, comenta Luciane, que faz questão de reforçar de que “não houve uma briga com a Prefeitura”. “Separamos porque a EMEI precisava dar seu conteúdo de educação e nós, como ONG, precisávamos fazer a nossa parte social”.

A Prefeitura saiu no final de janeiro e durante o mês de fevereiro a diretoria do CEAPI realizou uma série de adequações no prédio para que o espaço voltasse a receber as crianças neste mês e março. “Fizemos tudo o que a vigilância sanitária exigiu, reforma, pintura, adequamos algumas para que as crianças pudessem entrar. As crianças retornaram no dia 5 de março”, relata a vice-presidente.

Atualmente, o CEAPI atente 40 crianças, sendo 20 delas entre 4 e 6 anos de idade e as outras 20 nas idades de 6 a 10 anos. Metade é atendida no período da manhã e a outra metade à tarde. “Nós temos atividades de fortalecimento de vínculos com educação social. Para as crianças a gente trabalha através de projetos, nesse semestre a gente está trabalhando o projeto da família e a cada mês é um subtema e dentro dessas atividades que são realizadas pelas educadoras sociais a gente conta com alguns voluntários”, explana Luciane.

O CEAPI conta com voluntários de inglês, contação de histórias, fisioterapeuta que trabalha mais a atividade física, coordenação motora e equilíbrio e há também voluntariado para a monitoria.  O espaço também conta com um projeto de Taekwondo, mas este é remunerado de acordo com a vice-diretora.

O CEAPI está localizado na Rua Leonardo Piunti, 301, no bairro São Luiz. Mais informações sobre a ONG pelo telefone (11) 97266-9974 ou pelo site ceapiitu.org. O espaço também aceita doações de mantimentos, roupas, calçados, “tempo e mão de obra”, como faz questão de destacar Luciane.