Cemitério Municipal deve receber 25 mil visitantes durante o feriado de Finados

Amanhã (02) celebra-se o Dia de Finados, data em que muitas pessoas vão ao cemitério visitar o túmulo dos entes queridos. Neste ano, o Cemitério Municipal de Itu estima que o número de visitantes seja de 20 a 25 mil pessoas.

Para receber esse grande número de visitantes, a equipe dos serviços funerários, dirigida por Edmilson Martins, estará à disposição para acolher e orientar as famílias no interior do Cemitério. Haverá também dois bebedouros de água potável que foram instalados atrás da capela.

Além disso, haverá, como de costume, barracas de flores na Praça da Bíblia (em frente ao cemitério) com a participação de várias floriculturas da cidade. O evento contará com praça de alimentação com barraca de pastel, caldo de cana, pamonha e outras opções.

Na parte da segurança, a Guarda Civil Municipal estará apoiando durante todo o período na organização defronte ao cemitério, bem como na segurança de todos os cidadãos que forem visitar o local.

Diferentemente dos anos anteriores, este ano não haverá café da manhã, já que segundo a Prefeitura “a atual direção entende que o cemitério é um lugar de respeito, não sendo adequada a prática de eventos deste gênero em seu interior”.

 

Celebrações religiosas

Durante todo o dia acontecerá celebrações eucarísticas por intenção das almas. Às 7h, a Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro será responsável pela Missa. Às 8h30, será a Paróquia São Camilo de Lellis; às 10h, a Paróquia São Luiz Gonzaga e às 11h30, a Paróquia São João Batista. No período da tarde, a primeira celebração será às 13h feita pela Paróquia Nossa Senhora Candelária; às 14h30 pela Paróquia São Judas Tadeu e para finalizar a programação, às 16h, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida será responsável.

Este ano haverá benção nos túmulos. As famílias que desejarem receber a benção nos jazigos de seus familiares poderão solicitar aos missionários das Santas Missões Populares que estarão auxiliando no cemitério. Também estarão em missão, no interior do cemitério, as Testemunhas de Jeová e os componentes das Conferências Vicentinas de Itu em prol dos pobres, e outras denominações religiosas.

 

Melhorias

De acordo com a Prefeitura, para melhorar a aparência do Cemitério, a direção de serviços funerários realizou o restauro da capela, pintura, instalação de luminárias e reforma das portas. Também foi realizado o serviço de paisagismo dos canteiros principais até a capela, canteiros com jardim no sepultamento provisório (social) da Prefeitura, entre outras reformas. Além da limpeza dos túmulos centenários, foi feito a pintura e reforma de jazigos em forma de capela. Por fim, houve a pintura frontal do muro do cemitério e do portão principal e das laterais.