Cerimônia de acendimento da pira dá início às comemorações dos 413 anos de Itu

Itu vai completar 413 anos e, para comemorar essa data tão especial, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a empresa Naturgy, realiza a cerimônia de acendimento da escultura “Pira a gás natural”. O tradicional evento está marcado para esta quarta-feira (1º), às 18h30, na Praça Padre Anchieta (Praça do Bom Jesus).

A cerimônia é aberta ao público que, em edições anteriores, compareceu em excelente número. A solenidade contará com a presença do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), secretários e diretores municipais, além de outras autoridades e convidados.

O acendimento da Pira a gás natural faz parte dos festejos alusivos ao aniversário da cidade, que englobarão, ainda, a reinauguração da Praça Bom Jesus, a cerimônia da “Medalha Domingos Fernandes” e a apresentação da Banda Marcial da Prefeitura de Itu.

“O acendimento da Pira já ocorre há mais de uma década, no local que marca a fundação da cidade. O fogo, que simboliza o nascimento da cidade ituana, nesta edição, traz um valor adicionado, por ser o primeiro ano pós-pandemia em que essa tradição é retomada. Essa chama representa a candeia com que a nossa Padroeira tem iluminado o caminho dos ituanos e indica novos ares, novos tempos cheios esperança, a partir deste aniversário de 413 anos de Itu”, comentou Maitê Velho, secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico do município de Itu.

A Praça Bom Jesus está passando por um processo de revitalização e será entregue à população na data do acendimento da Pira. A estrutura usada para a cerimônia, possivelmente, será alterada.

Sobre a Pira a gás natural

A Pira foi um presente da empresa Naturgy ao município de Itu, na ocasião das comemorações de seus 400 anos de existência, em 2010. O local da instalação foi escolhido por ser o marco de fundação da cidade, onde foi construída, em 1610, uma capela devotada à Nossa Senhora Candelária. A escultura foi esculpida toda em aço corten.

Desde então, anualmente, em todas as comemorações do aniversário de Itu, é acesa a Pira, cuja chama representa a história ituana e o respeito pelo passado da cidade e a confiança no seu futuro promissor.