CEUNSP realiza Semana do Serviço Social

O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promoverá a Semana do Serviço Social, nos dias 17, 18 e 19 de maio, com palestras presencias para debater sobre as bandeiras de luta: diversidade, racismo e LGBTQIA+.

O evento tem como objetivo resgatar e aprofundar as reflexões sobre temas de grande relevância que o Serviço Social vem produzindo por meio de pesquisas ao longo dos últimos anos: a questão racial e o debate sobre a diversidade humana.

No que diz respeito à questão racial, as atividades visam refletir sobre as diferentes formas de racismo existentes no cotidiano profissional para promover estratégias de enfretamento. Quanto à reflexão sobre a diversidade humana, o atendimento à população LGBTQIA+ é o enfoque das palestras, a fim de promover o debate sobre a livre orientação e a expressão da sexualidade como direito humano.

O evento gratuito é destinado aos alunos, professores e a comunidade em geral. As palestras acontecem no campus Itu II do Centro Universitário.

Cronograma das palestras:

17 de maio, das 19h00 às 21h50: A atuação profissional nos processos de retificação/alteração de nome e sexo jurídico das pessoas trans.

Palestrante: Thais Felipe Silva dos Santos, Assistente social das Varas de Família do Fórum João Mendes no Tribunal de Justiça de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos “Cotidiano da Prática Profissional do TJSP”. Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos “Capitalismo dependente e Questão Social no Brasil”, da UFRJ. Para participar, basta acessar a inscrição pelo link

18 de maio, das 19h00 às 21h50: O racismo na infância e na adolescência – a intersecção entre o cotidiano e a resistência em diferentes espaços institucionais.

Palestrantes: Márcia Campos Eurico, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Professora Adjunta no Curso Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais – UNIFESP Baixada Santista. Coordenadora do GTP Serviço Social, Relações de Exploração e Opressão de Gênero, Feminismos, Raça/etnia e Sexualidades ABEPSS – Biênio 2021-2022.

Roberta Pereira, Pesquisadora sobre futebol de várzea e racismo no futebol. Doutoranda pela PUC SP Santista, co-coordenadora do projeto Residência Preta, colaboradora do setor educativo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e metida a poeta nas horas vagas.

Para participar, basta acessar a inscrição pelo link

19 de maio, das 19h00 às 21h50: A atuação de assistentes sociais LGBTQIa+ e a Ética Profissional na construção do vínculo profissional-usuário.

Palestrante: Ubiratan de Souza Dias Junior, Graduado e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Doutorando em Serviço Social pela PUCSP. Trabalha com adolescentes e jovens no Centro de Integração Empresa-Escola/CIEE despertando reflexões sobre o mundo do trabalho a partir da Política de Assistência Social. Militante dos direitos humanos.

Para participar, basta acessar a inscrição pelo link