Cidade de Itu chega a 177.150 habitantes, estima IBGE

O número de habitantes na cidade de Itu chegou a 177.150 em 2021, segundo as Estimativas da População divulgadas na última sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já o país todo conta com 213,3 milhões de habitantes.

O estudo, com data de referência em 1º de julho, leva em conta todos os 5.570 municípios brasileiros, e é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Itu teve um crescimento populacional de 0,90% desde o ano passado, quando a estimativa era de 175.568 pessoas e, em 2019, 173.939. O último Censo foi realizado pelo IBGE em 2010. Na oportunidade, Itu tinha 154.147 moradores. O próximo Censo deve acontecer no ano que vem, após adiamentos por parte do Governo Federal.

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,4 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília/DF (3,1 milhões), Salvador/BA (2,9 milhões) e Fortaleza/CE (2,7 milhões). Dos 17 municípios do país com população superior a um milhão de habitantes, 14 são capitais. Esse grupo concentra 21,9% da população ou 46,7 milhões de pessoas.

Já o conjunto das 26 capitais mais o Distrito Federal supera os 50 milhões de habitantes, representando, em 2021, 23,87% da população do país. Excluindo as capitais, os três municípios mais populosos são Guarulhos/SP, Campinas/SP e São Gonçalo/RJ.

Com apenas 771 habitantes, Serra da Saudade/MG é a cidade brasileira com menor população. Outras três também têm menos de mil habitantes: Borá/SP, com 839 habitantes, Araguainha/MT, com 909, e Engenho Velho/RS, com 932 moradores.

Efeitos da pandemia

Essas estimativas populacionais não incorporam os efeitos da pandemia. De acordo com o gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Márcio Mitsuo Minamiguchi, dados preliminares do Registro Civil e do Ministério da Saúde apontam para um excesso de mortes, principalmente entre idosos, e uma diminuição dos nascimentos. É possível que também tenham ocorrido alterações nos fluxos migratórios. As implicações disso no tamanho da população, contudo, serão verificadas a partir do próximo Censo Demográfico.

“Como a pandemia ainda está em curso e devido à ausência de novos dados a respeito da migração, que juntamente com a mortalidade e fecundidade constituem as chamadas componentes da dinâmica demográfica, ainda não foi elaborada uma projeção da população para os estados e o Distrito Federal que incorpore os efeitos do contexto sanitário atual na população”, explica Minamiguchi

O gerente do estudo conclui: “o próximo Censo Demográfico, que será realizado em 2022, trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população, não somente no curto, mas também no médio e longo prazo”.