Cimento: a nova tendência na decoração

mais-casa-cimento-3

Acabamentos em cimento e concreto vêm conquistando cada vez mais espaço no universo da decoração. Revestimentos 3D, móveis feitos com o material, acabamentos de paredes e pisos em cimento queimado, entre outras possibilidades, se destacam como tendência contemporânea.

Ester Isfer, proprietária de uma empresa especializada na venda de revestimentos cimentícios e madeiras de demolição, conta que o cimento está muito presente nos projetos inovadores que visitou recentemente, como o Salon Déco de La Rochele (França) e o Zoku Amsterdam Hotel (Holanda). Nesses locais, o material ganhou destaque inclusive como solução urbana, no mobiliário de áreas públicas.

“Vi em Bordeaux (França) móveis em praças feitos de cimento, com design diferenciado e inovador. O cimento despontou como tendência tanto em móveis como em revestimentos para paredes e pisos, e mesmo em objetos de decoração, como vasos e outras peças”, observa.

As vantagens são muitas, o que contribui para o aumento do uso. Resistente e de fácil aplicação, o material pode ser usado no acabamento de pisos ou paredes em áreas externas e fachadas, com diversos formatos, que remetem a elementos naturais, além de tijolos de demolição e formas geométricas.

A maior resistência e a menor retenção de calor são outras vantagens, segundo Ester. “Os cimentícios podem ser aplicados em qualquer local, inclusive paredes de madeira, gesso ou drywall. Basta que haja a impermeabilização correta. A instalação é simples, feita com argamassa, e quase não há perda de material devido a cortes nas peças, por exemplo”, detalha.

Além disso, trata-se de uma opção ecológica, que evita a retirada de materiais da natureza e não tem necessidade de queima no processo de produção, o que reduz a emissão de CO2.